AMA apoia ações do Pacto pela Primeira Infância
Focada em disseminar políticas públicas para crianças e adolescentes, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) debateu, nesta segunda-feira, 11, junto a prefeitos, coordenadores e técnicos municipais, os avanços na promoção e adesão do “Pacto Pela Primeira Infância” em Alagoas.
O Estado, que foi o segundo do país a assinar o pacto, atrás apenas do Rio de Janeiro, é exemplo em todo o território nacional pela execução de ações e a aplicação dos ideais do projeto. Por meio do Programa Criança Alagoana, do governo estadual, creches estão sendo construídas nos municípios e milhares de famílias são beneficiadas com a transferência de renda por meio do cartão CRIA.
O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, afirmou que os municípios estão empenhados em aderir ao pacto, pois os gestores enxergam no projeto saídas para melhoria na qualidade de vida das crianças além de proporcionar mais oportunidades para as famílias.
“Antes de iniciarmos esse trabalho, menos de 15 municípios possuíam o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, agora, com a coordenação do Tribunal de Justiça e o apoio e incentivo da AMA, 52 cidades já estão prontas para receberem recursos e aplicarem nesses projetos. A meta é encerrarmos o ano com 100% de adesão dos municípios”, afirmou Wanderley.
Hugo ainda falou dos problemas enfrentados na esfera municipal, com a baixa potencialização de financiamentos desses projetos por parte do governo federal, que acabam sendo sucateados e sofrem com repasses atrasados e sem fontes permanentes de repasse de recursos para execução dos trabalhos.
A juíza Fátima Pirauá, Coordenadora da Infância e Juventude do TJ/AL, participou do encontro e fez uma defesa dos ideais do programa aos prefeitos, colocando como ponto principal a mudança que tais ações terão na vida das crianças e adolescentes em diversas etapas de suas vidas.
A deputada federal Tereza Nelma, coordenadora da região Nordeste do Pacto, destacou Alagoas como uma das unidades federativas que mais se empenham pela ampliação do programa e fez o apelo para que os prefeitos continuem os trabalhos em prol das crianças e adolescentes. O coordenador da rede estadual, pediatra Cláudio Soriano, assegura que o empenho da AMA tem sido fundamental para o avanço das ações.
Técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Eduardo Ferreira e Joice Patrícia, participaram do encontro e apresentaram informações e dados do avanço do Pacto pela Primeira Infância em Alagoas.