AMA apoia evento de capacitação para atores de desenvolvimento dos municípios alagoanos Municípios
Evento contou com a participação de representantes de todos os municípios alagoanos e teve a colaboração da Receita Federal, AMA, IBGE e Governo Federal
Para contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e impulsionar a economia alagoana, o Sebrae promoveu na última segunda-feira, dia 26, uma capacitação para os atores de desenvolvimento dos municípios alagoanos. O evento com o tema: “Desenvolvimento Territorial e Futuro dos Municípios”, aconteceu no hotel Jatiúca em parceria com a Receita Federal, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Governo Federal.
O objetivo do encontro foi oferecer um espaço para o debate de ideias, sensibilização sobre pautas estratégicas e formulação de soluções voltadas para o Desenvolvimento Territorial, com foco no ambiente de negócios. Participaram secretários municipais, agentes de desenvolvimento e atendentes da Sala do Empreendedor, que tiveram a oportunidade de conhecer estratégias de Políticas Públicas.
Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas, ressaltou a relevância do trabalho realizado pelas Salas do Empreendedor, destacando o impacto positivo na geração de empregos e na renda dos municípios. “Todos vocês que estão aqui têm uma importância muito grande para o Sebrae, sobretudo, uma importância grande para o pequeno negócio. Para que eles saibam que empreender é uma jornada, muitas vezes difícil, muitas vezes burocrática, e só quem está na ponta é que conhece efetivamente como resolver o dia a dia do empresário”, afirmou.
A programação do evento incluiu palestras sobre atendimento ao cliente, além da apresentação da Sala do Empreendedor Rural, um projeto do Mato Grosso do Sul, e de um case de sucesso da Sala Digital de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A Receita Federal, o Governo Federal e o IBGE levaram capacitações práticas e técnicas com assuntos atualizados para os participantes.
O encontro reuniu os agentes de desenvolvimento e os secretários dos municípios. “Todos os municípios foram convidados, foi um momento de capacitação e conhecimento para esses agentes”, afirmou Tatiana Eigler, analista do Sebrae Alagoas, responsável pelo evento.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, também esteve presente no evento e destacou a importância de consolidar a economia dos municípios, através do empreendedorismo, para manter a densidade populacional no interior do estado.
“São nos municípios que a gente cresce e volta. O IBGE nos lança um novo desafio, nossa densidade populacional está diminuindo. Por isso, precisamos trabalhar para oferecer oportunidade para que a população fique nas suas cidades e o papel das Salas do Empreendedor é super importante”, afirmou a diretora.
Sala do Empreendedor
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento nas Prefeituras Municipais que facilitam processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como prestam serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). São resultado da parceria entre o SEBRAE e a gestão municipal, em conformidade com a Lei Complementar 123/2006, que estabelece normas relativas ao tratamento diferenciado a ser dispensado às micro e pequenas empresas no âmbito dos poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
As Salas do Empreendedor atuam como a extensão do Sebrae nos municípios, desempenhando um papel estratégico na facilitação e no desenvolvimento dos pequenos negócios. Foram criadas para melhorar e simplificar o ambiente de negócios por meio da prestação de serviços de qualidade, disponibilizados gratuitamente. São oferecidas orientações completas para quem quer abrir um negócio e também para aqueles que precisam saber, por exemplo, sobre a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas já estabelecidas.