Feira Cooperativista terá apoio da AMA Municípios
Evento reúne cerca de 50 cooperativas alagoanas na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara, nos próximos dias 23, 24 e 25
Antonino Cardozo, presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL), detalhou como vai funcionar a 1ª Feira Coop em uma grande oportunidade de demonstrar como as cooperativas estão presentes no estado dentro de um modelo de negócio, sendo parte da solução, não apenas na contribuição da sociedade civil pelos serviços oferecidos, mas também na retomada econômica após a pandemia.
“O cooperativismo vem mostrar a sua força, e um evento como esse é uma vitrine, sem dúvida. Somos um segmento estratégico para Alagoas. E por que não mostrar aos alagoanos por meio de uma feira? Foi assim que surgiu a ideia de realizar o evento. Para se ter uma ideia, a soma do movimento econômico e social das cooperativas dentro do estado representa cerca de dois bilhões em faturamento anual”, destacou.
Cardozo salientou que o cooperativismo já está muito presente na sociedade, do atendimento médico até o produto comprado no mercado. Ou seja, tudo está dentro de um contexto cooperativista e associativista. Neste sentido, segundo ele, a feira surge da necessidade de mostrar o quanto o setor é presente na vida das pessoas.
“Alagoas se destaca por cooperativas peculiares, como, por exemplo, a Cooperativa de Músicos, que se organizaram e criaram uma orquestra sinfônica no modelo cooperativista, única no Brasil, bem como a Sicred [Sistema de Crédito Cooperativo] em Alagoas, uma fusão da Juriscred e Unicred, que atualmente possui mais de 43 mil cooperados no estado e somente no ano passado disponibilizou em crédito mais de um bilhão de reais para os alagoanos”, disse.
Ele destacou também a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), com sede em Piaçabuçu, em Alagoas, da qual preside, e que tem mais 1.500 cooperados conseguindo atendê-los com a venda de diesel R$ 0,60 mais barato.
“Somos mais de 280 CNPJs cooperativistas em Alagoas, são cerca de 200 mil alagoanos envolvidos com o cooperativismo na dimensão da agricultura familiar e de taxistas. Para exemplificar, a Coopervan [Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas] e a Novacoop [Cooperativa de Prestação de Serviços de Transporte do Estado de Alagoas], ambas são responsáveis por todo o transporte da região metropolitana e Agreste com mais de 400 veículos. Então o nosso grande objetivo para a realização da Feira Coop é tornar o cooperativismo ainda mais conhecido, viável e visível”, explicou.
Uma das novidades da 1ª Feira Coop será o lançamento do Sicred no segmento agro, além das moedas digitais e sociais, ajudando o estado a pensar novas dinâmicas de circulação, como já existe a Bertholet, criada e patrocinada pela Cooperativa Pindorama há 4 anos, no município de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas.
“Futuro é das cooperativas e o mundo já entendeu a importância do segmento”
Para Antonino Cardozo, presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL), o futuro é das cooperativas e parte do mundo já entendeu a importância do segmento para o desenvolvimento das dinâmicas econômicas socializantes.
“Essa dinâmica econômica de concentração de renda sob a lógica dos empresários individuais, dos multimilionários e bilionários mostra que a sociedade só tem a perder com isso. Então, para se ter uma ideia, o Mondragon, maior banco cooperativista do mundo, e maior universidade cooperativista do mundo estão na Europa, são uma das instituições mais influentes sob a ótica cooperativista, não se tem um dono, todos são donos que discute a gestão mais democrática possível com um único objetivo, viabilizar um grupo de pessoas”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira (23) a programação começa às 16h a Exposição de Produtos e Serviços das Cooperativas; às 17h tem Arena do Cooperativismo, com o tema “Inovação no Cooperativismo” e o palestrante Gustavo Mendes; e às 19h haverá a solenidade de abertura.
No sábado (24), a Arena do Coop tem início às 15h com a palestra “Marketing digital para cooperativas”, conduzida por Vera Caser, especialista em Marketing e vendas; às 16h tem “Comunicação para cooperativa atingir o público certo”, com a palestrante Carolina Mussolini, da Comunicação e Marketing Sicredi Rio Paraná.
Ainda no sábado tem a Arena de Negócios Coop: às 16h com a “Rodada de negócios – Cooperativismo e o mercado alagoano”; às 17h com a entrega do Manifesto do Cooperativismo para os candidatos ao governo de Alagoas.
No domingo (25), a Arena do Coop apresenta às 15h palestra “A agenda ESG e a competitividade no cooperativismo”, conduzida por Wanderley Ziger, presidente Nacional Unicafes, e Carina Pimenta, diretora Executiva Conexus; às 16h tem Encontro das Mulheres cooperativistas com o tema “O protagonismo das mulheres no cooperativismo”, com os palestrantes Sandra Bergamin, secretária Nacional de Mulheres – Unicafes, Carolina Mussolini, do Comitê de Mulheres OCB Nacional, Cases de sucesso no cooperativismo da agricultura familiar (Coopaíba, Coobapi e Cooperal); e às 18h tem Encontro da Juventude cooperativista.
Ainda no domingo, a Arena de Negócios Coop traz às 16h a “Rodada de negócios – Intercooperação”.
A Feira Coop é uma promoção da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Maceió e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).