AMA apresenta a técnicos inovações na gestão de RH Administrativa
Dando continuidade a agenda de capacitações, mais de oitenta técnicos municipais estão participando do curso de Gestão de RH na Área Pública, uma parceria da AMA com o Cegap. Com as constantes mudanças e a evolução do setor, a gestão de pessoas passou a ser um dos grandes desafios do gestor público.
O professor Jerônimo Farias, Administrador, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e graduado em Ciências Contábeis diz que o setor público está começando uma nova fase , adotando metodologias antes só empregadas no setor privado, para garantir mais eficiência a estrutura e segurança a equipe. Nesse contexto a responsabilidade dos atos sai apenas das mãos do gestor para toda a equipe e, é ela, a que mais precisa ser capacitada.
Novas mudanças operacionais serão implantadas a partir de janeiro de 2019, por exigência do Decreto 8.373/2014, a partir de uma plataforma semelhante a do e-social. Ela vai garantir mais transparência a administração, mas, por outro lado, irá exigir mais planejamento e incremento no orçamento do setor que terá a implantação do item medicina do trabalho de forma obrigatória.
Ele acrescenta que a antiga nomenclatura DP, departamento de pessoal está extinta. O setor que se transformou em Recursos Humanos fez dos colaboradores em agentes de desenvolvimento, responsáveis por 88% de todas as demandas municipais. “É, principalmente por essa razão, que as prefeituras precisam se reestruturar, os prefeitos e técnicos conhecerem esse novo papel para avançar no modelo e oferecer respostas à sociedade”, finaliza.
Ascom AMA