AMA apresenta créditos de investimento do BNB a municípios Agricultura
Com apoio da Emater, ideia é ampliar número de cidades com termos de cooperação para facilitar emissão do CAF
Os novos investimentos e incentivos para o setor agrícola, especificamente para projetos da agricultura familiar foram discutidos em reunião na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – presidida pelo prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo com a presença de secretários municipais, técnicos, Emater e Banco do Nordeste, que é o principal agente de financiamento.
Com a exigência da emissão do CAF – uma espécie de RG para os agricultores familiares e, só com ele, é possível acesso aos programas e financiamentos públicos – para obtenção de linhas de crédito e recursos de programas federais, AMA e Emater vão fazer um novo mutirão para aumentar o número de convênios de cooperação para garantir que os municípios possam agilizar a documentação e garantir que um maior número de agricultores seja beneficiado.
O diretor presidente da Emater, Moisés Leandro ressaltou que a parceria com a AMA tem sido fundamental para ampliação do número de cidades que conseguiram aditivar os termos existentes criando meios no ambiente municipal para emissão do CAF.
“É esse diálogo entre os agentes que fortalece a agricultura”, disse o prefeito Ramon Camilo, ao acrescentar apoio ao posicionamento da secretária geral de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões que defendeu novas ferramentas e projetos que estimulem o agricultor a ir além da agricultura de subsistência. “E o apoio da Emater é fundamental para isso”, disse o prefeito Dalmo Júnior, de Belo Monte.
Com apoio a assistência técnica o Banco do Nordeste está pronto para atuar, disse o superintendente estadual Sidnei Reis ao anunciar que o volume de recursos previstos no orçamento do banco para 2023 é de R$ 4bi.
“Nosso público prioritário são os pequenos empreendedores e nosso desafio para este ano é a geração de bons projetos, em todos os setores”, disse o superintendente acrescentando a importância da renovação do AgroAmigo, um programa cujo objetivo é oferecer crédito rural para pequenos agricultores, dentro dos critérios de acesso ao programa, taxas de juros e prazos de pagamento, visando facilitar o acesso dos agricultores alagoanos aos recursos necessários para investimentos na produção agrícola.