AMA confirma Feira dos Municípios – Congresso e Expo para 2022 Feira dos Municípios Alagoanos
Artesanato, turismo, história, apresentações folclóricas, culturais e gastronomia de Alagoas em um só lugar, essa será a Feira dos Municípios – Congresso e Expo. Depois de um longo hiato por causa da Covid-19, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) anuncia seu primeiro grande evento para janeiro 2022.
Com uma proposta de ser o maior evento municipalista do Nordeste, um ar mais arrojado, tecnológico, e seguindo todas as medidas de biossegurança de proteção contra o coronavírus, a Feira dos Municípios – Congresso e Expo vai acontecer de 20 a 23 de janeiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.
Em 2019, o evento carregou o nome “Cidades e Gestores” e foi referência como maior feira municipalista do Nordeste, com a exposição do que há de melhor na cultura, gastronomia e turismo dos municípios alagoanos. Com o Congresso, o evento trouxe nomes de peso na programação de palestras para os técnicos municipais.
Agora, nessa nova edição, o nome Feira dos Municípios remete ao evento tradicional da AMA, mas traz uma proposta mais moderna, criativa e tecnológica para explorar a arte, cultura da nossa terra, além de fortalecer a gestão nos municípios alagoanos.
O evento é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com o Governo do Estado de Alagoas.
Congresso
O principal objetivo do Congresso é o fortalecimento institucional das prefeituras de Alagoas, levando formação e conhecimento aos servidores públicos municipais, trazendo como benefício e melhor desenvolvimento de suas atividades.
As palestras terão como tema principal “A inovação na pandemia: a reinvenção da gestão como estratégia de eficiência” e foram divididas em 6 eixos de conhecimento: educação, saúde, contábil/administrativo, previdência, cidades sustentáveis, meio ambiente/ turismo sustentável e assistência social.
Expo
Já com a Expo o foco é divulgar a cultura dos municípios alagoanos para a sociedade, além de fortalecer a economia da região, impulsionando a venda dos artesãos locais. Nos estandes através da cultura, um pouco de Alagoas será apresentada para o visitante conhecer, se encantar e levar para casa o que existe de mais bonito da riqueza artesanal das 102 cidades alagoanas.
Para o presidente da AMA, o evento é completo e abrange todas as áreas do municipalismo. “Cada município precisa estar bem instruído e dotado de conhecimento para que, no dia a dia, possa desenvolver seu trabalho de forma que tragam maiores benefícios à população”, afirmou ao lembrar também que a Expo é uma oportunidade de mostrar o que os municípios têm de melhor.
Cuidados com a Covid-19
Desde o início da pandemia a AMA tem se esforçado para auxiliar os municípios no cuidado à população. No primeiro momento com as dicas e recomendações dos protocolos sanitários e, posteriormente, orientando sobre a vacinação. A entidade sempre buscou encontrar um equilíbrio, mas tendo sempre como norte a preservação das vidas alagoanas.
Com os números de internação e de contágio baixos, a AMA resolveu manter o evento, mas levando em consideração cuidados importantes, como o controle rigoroso do uso de máscaras no ambiente, disponibilização do álcool em gel, a exigência do cartão de vacinação contra Covid-19 e obedecer a porcentagem do público permitido pelo Governo do Estado no período do evento.