AMA, cooperativas e Sefaz formam grupo de trabalho para fomentar agricultura familiar Agricultura
Uma das propostas é criar um cashback para população trocar em produtos da agricultura familiar
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito Hugo Wanderley, intermediou uma reunião entre representantes de cooperativas de diversos segmentos e o Secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), George Santoro, para criar alternativas para fomentar a agricultura familiar.
O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas, Antonino Cardozo, apresentou duas propostas. Uma já conhecida pelos gestores que é a compra pública, através da Merenda Escolar. Outra é o projeto piloto de cashback para estimular a compra de produtos da agricultura familiar pela população.
“Através da Nota Fiscal Cidadã, dá criar um bônus para o cidadão trocar em produtos da agricultura familiar”, explicou Antonino. Para o presidente da AMA, a medida pode revolucionar a forma de consumo. A missão é promover o desenvolvimento econômico e social da Agricultura Familiar e Economia Solidária, fortalecendo as cooperativas, articulando os ramos representando este modelo de organização.
O secretário propôs criar um grupo de trabalho entre as cooperativas, AMA e Sefaz para escrever o texto da proposta e apresentar ao Governador e posteriormente levar para aprovação dos Deputados Estaduais para ter a execução através de Lei.