AMA, Defesa Civil e Gabinete Civil articulam ações de auxílio aos municípios Defesa Civil
Comitê garante a intensificação do acompanhamento da situação dos municípios
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), ao lado da Defesa Civil e do Gabinete Civil se reuniram na tarde desta terça-feira, 31, no Palácio República dos Palmares, para tratar de medidas no socorro e auxílio dos municípios afetados pelas fortes chuvas.
Os órgãos, que são membro do Gabinete de Gestão da Situação de Emergência, instituído pelo decreto 82.944/2022, discutiram a intensificação do acompanhamento da situação dos 33 municípios em estado de emergência e a articulação das ações do pacote de medidas para auxiliar os municípios, anunciado pelo Governo de Alagoas.
A Gerente de Articulação Municipal, Larissa Ferro e a Assessora Técnica de Defesa Civil, Margarete Bulhões, participaram da reunião e reafirmaram o compromisso da AMA em prestar apoio aos municípios que sofrem com os problemas causados pelas fortes chuvas.
A Secretaria do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Moisés e o Chefe do Gabinete Militar, coronel André Madeiro também participaram do encontro.
Pacote de Medidas
O Governador Paulo Dantas anunciou um pacote de medidas assistências aos municípios, para minimizar os efeitos causados pelo mau tempo.
Entre as medidas está o pagamento de um auxílio de R$ 2 mil a cada família desalojada e desabrigada pelas chuvas, que será pago em quatro parcelas de R$ 500,00, nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Paulo Dantas assegurou também que o governo realizará, em parceria com os municípios e por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento (Setrand), a reconstrução de pontes, recuperação de pavimentação asfáltica e em paralelepípedo, e recuperação de estradas vicinais.
Situação dos municípios
De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, quase 20 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas nos 33 municípios com situação de emergência decreta pelo Governo do Estado.
O último boletim emitido pelo órgão, apresenta o óbito de quatro pessoas nos municípios de Campo Alegre, Coruripe, Maceio e São Miguel dos Campos.