AMA é destaque nacional no ranking da Plataforma +Brasil Administrativa
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) voltou a ser destaque no Ministério da Economia e subiu dez posições no ranking da ferramenta integrada Plataforma +Brasil, no período de avaliação correspondente ao ano de 2021. No indicativo de “capacitações realizadas para usuários da Plataforma +Brasil”, a Entidade passou do 14º para o 4º lugar nacional. Já na categoria “capacitação no GestãoGov”, a AMA ocupa o sétimo lugar entre os 27 estados federativos.
Em 2020, a Associação chegou a ocupar a primeira posição nacional no Ranking, a partir do empenho da Unidade Gestora Municipal (UGM) da Rede +Brasil, com ações realizadas no processo de gestão dos recursos públicos, isso em apenas um ano de trabalho.
A Rede de Captação e Gestão de Recursos da AMA promove uma maior integração entre os municípios alagoanos, com o fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão municipal, bem como à melhoria do gasto público. A unidade qualifica os técnicos para maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da união.
“Só temos a ganhar com a formação dos técnicos municipais. Mesmo em um cenário de crise, que atinge todo o país, os municípios não podem deixar de executar um projeto ou devolver recursos”, afirmou o presidente da AMA, o prefeito Hugo Wanderley. Desde 2016, o Ministério da Economia apresenta um relatório anual, em formato de ranking, que avalia o número de capacitados na plataforma +Brasil (antigo SICONV).
A partir da criação da Rede de Captação e Gestão de Recursos, o coordenador Francisco Batinga diz que a orientação do presidente Hugo Wanderley é que o trabalho não pare, porque “é indispensável para que novas conquistas possam ser concretizadas em 2022, fortalecendo a rede de gestão colaborativa que é a Rede +Brasil”, finaliza.