AMA e Ufal oferecem curso de matemática para estudantes da rede municipal Administrativa
Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, a Associação dos Municípios Alagoanos oferece 100, das 200 vagas do curso “Pensamento Computacional, Programação e Aplicações à Matemática”, para estudantes da rede municipal matriculados a partir do 9º ano.
O curso tem como objetivo ensinar elementos básicos do pensamento computacional e programação, utilizados para resolver alguns problemas lógicos e matemáticos. É uma importante ferramenta para alunos a partir dos 14 anos que podem desenvolver suas habilidades para resolver problemas através da programação.
A inscrição dos estudantes da rede municipal será feita pelo site da AMA: https://amacursos.com.br/. O curso ocorrerá entre as datas de 24/08/2020 e 23/11/2020, com carga horária de 4 horas semanais. O aluno não precisa ter computador em casa, mas deve ter acesso a um computador com internet por pelo menos dois dias por semana.
A cada semana será ministrado um novo conteúdo de maneira teórica e questões pertinentes e desafiadoras para a prática do conteúdo trabalhado. O curso não tem um horário marcado para aulas e os alunos podem escolher os melhores horários para assistir as videoaulas e executar as tarefas. Serão utilizadas as plataformas code.org, Google Colab e a Plataforma Mentores da OBMEP, além de material próprio.
O curso contará com a participação de mentores dos cursos de Matemática, Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFAL, que darão total suporte aos alunos no decorrer das semanas através de redes sociais nos dias de segunda, quarta e sexta, das 14h às 16h.
O curso Pensamento Computacional, Programação e Aplicações à Matemática é promovido pelo IMPA na Plataforma Mentores e ministrado pela equipe do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados (LED/UFAL) da Universidade Federal de Alagoas. Mais informações, no site: http://www.obmep.org.br/pic.htm
Em Alagoas, o curso é promovido através de uma iniciativa conjunta da AMA e do LED/UFAL: https://im.ufal.br/laboratorio/led/ e contará com até 200 vagas.