AMA elege capacitação como principal ferramenta de gestão Cursos
A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – comemora um número expressivo quando o assunto é capacitação. Em três meses, 400 servidores municipais garantiram não apenas o certificado mas, principalmente, conhecimento para eficiência na gestão pública. Esse fortalecimento da administração é importante porque promove o desenvolvimento municipal através de boas práticas, diz o presidente Hugo Wanderley.
A AMA abre o mês de maio com mais um evento importante em parceria com a Controladoria Geral da União e a Controladoria Geral do Estado de Alagoas. Até sexta-feira (dia 05 ) um novo curso com foco nas leis N º 8.666/93 e Nº 12.846/2013, que tratam da responsabilização de empresas, esclarece a importância dessa legislação para que os gestores possam se precaver de possíveis danos .
O auditor federal de Controle da CGU, Aderson Mendes reconhece que a AMA tem sido uma das grandes parceiras na disseminação da legislação e das boas práticas na administração pública. Ele cita o ex ministro Jorge Hage que acredita na falta de informação como principal item nas falhas encontradas pelos órgãos de controle.
“Esclarecer a legislação é oferecer uma grande ferramenta de prevenção”, acrescenta Aderson Mendes. Especificamente com relação a chamada Lei Anticorrupção, três informações são indispensáveis: que as pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas, sim. Que podem sofrer sanções cíveis e administrativas e que a transparência pode fazer a diferença na administração.
O Gerente de Apoio Institucional Pedro Ferro reconhece essa necessidade e, por essa razão, diz que a AMA tem investido na capacitação profissional das equipes municipais.
Oportunidade que o gerente de convênio Álvaro Leiva não deixa escapar. “Se o recurso público já é escasso , os servidores precisam estar bem preparados para aplica-lo da melhor forma possível, tomando as decisões corretas”, diz . O gerente complementa que o trabalho que a AMA tem feito, oferecendo cursos e treinamentos, tem feito o diferencial nos municípios.
Confira aqui a apostila do evento.