AMA entra em campanha solidária para doação de sangue Municípios
Coleta será nesta sexta e moradores do Farol podem aderir a ação
Os funcionários da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – entraram na campanha de solidariedade e farão coleta de sangue para o Hemoal nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Um veículo do hemocentro fará o transporte dos doadores às 10 horas, saindo da Entidade.
“É uma ação humanitária”, destaca o gerente Administrativo, César Teixeira. “Nada melhor que unir a alegria do carnaval, a alegria de poder ajudar e fazer a diferença”. Por essa razão a AMA também está mobilizando os moradores do Farol e proximidades para se integrarem ao grupo de doadores. Os moradores das adjacências da AMA poderão utilizar do transporte do Hemoal, mas precisam estar às 10 horas na sede , situada na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, vizinha a faculdade Seune .
O esforço é uma tentativa de reverter à situação crítica dos estoques do Hemoal, principalmente dos tipos O+ , B+ , AB+ , B- e O- .
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, é recomendado a presença dos responsáveis – todos com documento de identificação oficial original.
Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.