AMA participa de lançamento do “Maio Amarelo” Municípios
O prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, representou a AMA no lançamento das ações Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de adoção de medidas que contribuam para a redução dos índices de acidentes de trânsito, executado pelo Detran.
Em 2023, a iniciativa comemora 10 anos e traz como tema central “No trânsito, escolha a vida”. Os primeiros sinais da campanha já podem a ser notados em vários pontos do estado através dos laços amarelos gigantes espalhados pelos municípios. As fachadas de alguns órgãos públicos na capital também já ganharam uma iluminação da mesma cor.
O Detran também vai levar ações educativas para diversas escolas, semáforos, rodovias que cortam os municípios, além de promover corridas de rua, o Seminário Nacional de Educação para Segurança Viária e um curso de pilotagem defensiva para motociclistas.
“O Detran se preocupa com a segurança no trânsito durante todo o ano, mas o Maio Amarelo é um momento especial e que, há dez anos, é dedicado à abordagem desse tema em todo o Brasil. Dessa forma, preparamos uma programação robusta que vai contemplar crianças e adultos – condutores ou não –, para que todos possamos refletir e mudar nossa atitude no trânsito”, disse o diretor-presidente do órgão, Marco Fireman.
O prefeito Marcelo Lima considera importante essas ações para que Alagoas possa reduzir os dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) que indicaram números severos em 2022 com registro de 2.573 acidentes de trânsito, com 5.196 envolvidos. Destes, 644 foram vítimas fatais e cerca de 60% eram condutores de motocicletas.