AMA promove live no Instagram sobre Outubro Rosa Municípios
Para discutir as políticas públicas da saúde da mulher, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) promove uma live no Instagram (@AMAAlagoas), na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, às 10h30. A jornalista e analista de comunicação da AMA, Zélia Cavalcanti, vai bater um papo com Carla Albert, assessora técnica de Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
A live é uma ação de incentivo e alerta ao Outubro Rosa, quando o mundo reforça a importância do autoexame e do autocuidado na prevenção ao câncer de mama. Com o tema: “Políticas para Saúde da mulher no Outubro Rosa”, o bate-papo vai mostrar a importância das prefeituras no combate à doença.
O mês na cor rosa volta os olhares para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil em 2018 morreram 17.572 mulheres por causa do câncer de mama.
A estimativa do órgão é que só em Alagoas tenha cerca de 620 casos neste ano. A média do estado é de 35,20 casos para cada 100 mil habitantes.
Câncer de mama
Para o Brasil, estimam-se que 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Convidada: Carla Albert
Assessora técnica de Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Professora na Especialização de Saúde Pública na Escola de Saúde Pública da SES/RS. Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva da UFSC. Possui Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Economia do Desenvolvimento e Bacharelado em Administração. Ex-Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CEP/ HCPA/ UFGRS). De 2018 a 2020 foi Conselheira Municipal de Saúde na cidade de Porto Alegre/ RS.
Serviço
Live: “Políticas para Saúde da mulher no Outubro Rosa”
Instagram: @AMAAlagoas
Data: 26 de outubro
Horário: 10h30