AMA receberá órgãos de controle para apresentar Portal de Transparência dos Festejos Municípios
Encontro acontece na segunda-feira, dia 12, com a participação de prefeitos e prefeitas para discutir nova ferramenta de transparência
O Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas estarão presentes na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na próxima segunda-feira, dia 12, para apresentar aos prefeitos e prefeitas o Portal de Transparência dos Festejos. A reunião tem como objetivo discutir a implementação de um painel de divulgação de contratações feitas por gestores públicos relacionadas a eventos e festividades.
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, reuniu-se com o presidente da AMA, Hugo Wanderley, nesta terça-feira (23), para alinhar detalhes sobre a nova ferramenta. Segundo Araújo, o portal reunirá todos os dados relacionados à transparência dos gastos públicos em um único local, facilitando a fiscalização e o controle social. “Ao sistematizar essas informações, os gestores terão um parâmetro sobre as contratações que estão sendo feitas. A ferramenta vai permitir a eles ter o controle sobre esse tipo de gasto. Vim aqui hoje para conversar com o presidente da AMA para agendarmos uma data para que o MP, Tribunal de Contas e MP de Contas possam apresentar a ferramenta aos prefeitos”, afirmou.
A implementação do portal visa fornecer aos gestores um mecanismo de controle sobre as contratações e promover a transparência. Lean Araújo destacou que vários estados da federação já possuem sistemas semelhantes, como é o caso de Pernambuco.
O encontro na AMA marca um passo importante para a transparência e a eficiência na gestão pública. A apresentação do Portal de Transparência dos Festejos aos prefeitos alagoanos é um movimento crucial para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos em eventos e festividades.
Estarão presentes no evento José Carlos Silva Castro, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas; Enio Andrade Pimenta, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas; Fernando Ribeiro Toledo, Presidente do Tribunal de Contas de Alagoas;