AMA reforça parceria e estipula metas de avanço com CRC Municípios
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – Hugo Wanderley reforçou a parceria com o Conselho Regional de Contabilidade na oferta de capacitações. A Entidade também vai criar uma comissão permanente para acompanhar a instalação e captação de recursos para os fundos da criança e dos idosos.
A AMA tem uma atuação forte na oferta de cursos em vários segmentos e, por sua capilaridade, já conseguiu atingir a marca de 3 mil servidores capacitados nos últimos dois anos. Mesmo com a pandemia, os cursos seguiram o formato on-line, com educação à distância.
O presidente do CRC, Jose Vieira , participou de uma reunião acompanhado de conselheiros e representantes de comissões técnicas e destacou como importante esse alinhamento de ideias com os gestores, através da AMA, para assegurar mais segurança contábil com equipes qualificadas.
O presidente Hugo Wanderley reconhece a importância da contabilidade como serviço fundamental para os municípios, e, não apenas no quesito prestação de contas ou transparência, mas também na questão previdenciária dos fundos e regimes próprios, a sistemática do Covid que tem imposto novas exigências e a colaboração para implementação da arrecadação para os fundos da criança, adolescente e idosos.
A AMA vai, através de sua equipe técnica , e com o apoio do CRC, acompanhar e estimular a criação dos fundos pelos municípios e estipulou uma meta, até o final de 2021, para conclusão desse trabalho. “ A atuação forte nesse segmento vai garantir que, em 2022, os fundos possam receber os recursos disponíveis através do imposto de renda”, acrescentou o presidente da AMA. A criação dos conselhos, que foi o primeiro passo, já está concluída e com alguns avanços . Com recursos de emendas parlamentares, num trabalho conjunto do senador Renan Calheiros com a bancada, os conselhos foram equipados para garantir condições de trabaçlho às equipes municipais.
O presidente da AMA destacou o encontro com o Conselho de Contabilidade como muito importante , até porque há uma constante mudança de normativas nos órgãos de controle e a parceria com os contadores só fortalece a área pública .