AMA sedia curso 1º Curso de Formação de Gestores em Defesa Civil Coruripe
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira (18) ao 1º Curso de Formação de Gestores em Defesa Civil, um marco na capacitação de coordenadores municipais para atuação em situações de emergência. O evento, que se estende até o dia 21 de fevereiro, conta com 32 horas de carga horária e reúne representantes de todas as regiões de Alagoas, além de inscritos do estado de Pernambuco.
O curso aborda desde a legislação vigente até estratégias para análise de riscos, solicitação de recursos e prestação de contas, com aulas teóricas e práticas ministradas por técnicos da Defesa Civil Estadual, reconhecidos nacionalmente por sua expertise na área.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, esta é a primeira vez que um curso desse tipo é realizado para coordenadores municipais de Defesa Civil, especialmente em um momento de transição de gestão nos municípios. “A integração entre os entes federativos e órgãos é essencial para levarmos mais segurança à sociedade. A participação do estado com os municípios, através da Defesa Civil e da AMA, é fundamental para capacitarmos os gestores em Defesa Civil e garantirmos uma resposta mais rápida em situações de desastres”, afirmou o coronel.
Durante a formação, os participantes terão acesso a uma visão abrangente e detalhada sobre as medidas a serem adotadas em situações de desastre, incluindo a diferença entre Situação de Emergência e Estado de Calamidade. “Vamos ensiná-los como fazer o decreto de emergência, solicitar o reconhecimento federal e, posteriormente, pedir recursos tanto para assistencialismo quanto para reconstrução. Ao final, orientaremos sobre a prestação de contas desses recursos federais”, destacou o capitão Douglas Gomes, chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil de Alagoas.
Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a iniciativa reforça o papel da associação como elo de união entre os municípios alagoanos. “Nós somos um estado só. Os cidadãos dos nossos municípios precisam da união de todos, e a AMA existe exatamente para isso, para unir os municípios em torno de uma causa comum. Esperamos que esse curso atenda às expectativas e fortaleça ainda mais a rede de proteção civil em Alagoas”, ressaltou Marcelo.
A mesa de abertura contou com a presença de importantes autoridades, como o superintendente da AMA, César Teixeira; o superintendente do Programa Ronda no Bairro, tenente-coronel Fábio Melo; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, major Evangelista; o capitão de fragata Rodrigo Ribeiro Gonçalves, da Capitania dos Portos; e o tenente-coronel Márcio Robério de Oliveira Lima, do 59° BIMTz – Exército Brasileiro.
O 1º Curso de Formação de Gestores em Defesa Civil reafirma o compromisso da AMA e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil com a capacitação e o fortalecimento dos gestores municipais, assegurando uma resposta eficiente e ágil em situações de risco e desastres naturais.