Anatel libera sinal de telefonia 5G em 11 municípios de Alagoas Comunicação
A partir de segunda-feira, dia 27, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou sinal 5G, que promete mais velocidade e conexões mais estáveis, para 11 municípios alagoanos. Ao todo, as operadoras de celular vão poder explorar o sinal 5G em mais 347 cidades brasileiras, onde vivem, ao todo, 19,5 milhões de pessoas. A previsão é de que o 5G seja ativado no Brasil até 2029.
Depois de ativar o sinal, cabe as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5 GHz do leilão do 5G, solicitar o licenciamento à Anatel e oferecer o serviço aos seus clientes. Não há cobrança extra nos planos pela utilização do sinal.
Em Maceió, o sinal 5G foi ativado em setembro de 2022. As cidades que vão receber o sinal foram decididas pelo GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) e segue diretrizes do Edital do 5G.
Isso porque as cidades que vão receber o novo sinal, devem adaptar os equipamentos de TV, a antena parabólica, para evitar interferências.
Confira a lista dos 11 municípios que serão contemplados pela expansão da nova tecnologia de rede móvel para telefones:
- Rio Largo
- Marechal Deodoro
- Pilar
- Murici
- Messias
- Barra de Santo Antônio
- Satuba
- Paripueira
- Barra de São Miguel
- Santa Luzia do Norte
- Coqueiro Seco
Estar na lista, porém, não garante que a cidade terá o sinal de 5G imediatamente, pois a disponibilização dele depende das operadoras de celular, que são redes privadas e têm seus próprios planos de expansão.
A tecnologia já está disponível para 40% da população brasileira, informa o governo. Para acessar os serviços 5G, porém é preciso ter aparelhos de celular compatíveis com a tecnologia.
Fonte: G1 e TNH1