Apesar das perdas geradas pela Covid, Educação de Novo Lino mantém médias no Ideb 2021 Educação
Mesmo diante da pandemia da Covid que durante os dois últimos anos praticamente inviabilizou a presença dos alunos nas unidades de ensino em praticamente todo o País, o município de Novo Lino alcançou um bom resultado no Ideb 2021, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação. Nos anos iniciais, o município saltou de 4.9 para 5.0, acima da meta estabelecida pelo Inep que era de 4.6.
Nos anos finais, houve uma redução mínima, e a nota que anteriormente era de 4,1 ficou em 4,0 no resultado atual. Mas, é bom ressaltar que o resultado de agora não inviabiliza todo trabalho que vem sendo feito pela gestão da prefeita Marcela Gomes por meio da secretaria municipal de Educação, com novos investimentos, reforma de escolas, doação de material didático e livros para os alunos da rede pública, coisa jamais feita antes no município.
O secretário municipal de Educação, Paullo Neto, comentou sobre o resultado. “Mesmo diante da dificuldade da Pandemia, que afastou nossos alunos do chão da escola, durante quase 2 anos, temos motivos para comemorar nossa nota do Ideb 2021. Nos anos iniciais saltamos de 4.9 para 5.0, um leve crescimento e o mais importante, ficamos acima da meta estabelecida pelo Inep, que era 4.6. Nos anos finais tivemos uma pequena queda, saímos de 4.1 para 4.0, se considerarmos todo o contexto de aula remota, alunos sem acesso à Internet, sem dúvidas, ainda foi um resultado bom, pois, analisando a série histórica essa nota ainda é a segunda maior de toda série, mesmo num contexto com tanta adversidade”.
“Ao assumir a gestão municipal, a prefeita @marcelagbarros iniciou seu governo, diante do momento pandêmico, mas isso não serviu de desculpas para retardar os investimentos, pelo contrário, foram investidos recursos em materiais didáticos que pudessem agilizar o processo de recomposição da aprendizagem e sem dúvidas foi esse o diferencial que fez com que nossas notas, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, pudessem manter-se quase que intactas, sempre frisando, que dentro de um contexto assustador.
“Também é importante destacar a bravura dos nossos profissionais, que deram um show de empenho nas aulas remotas, na reabertura, que foram heróis ao saírem de suas casas para entregar atividade no momento do fechamento, enfim, agradecer o empenho de nossas equipes, que traçaram as mais variadas estratégias para o alcance do melhor resultado possível. Os números atuais trazem a certeza de que fizemos o que estava ao nosso alcance, num momento terrível sob todos os aspectos”.
“Trazem também a reflexão de que devemos direcionar esforços na recomposição da aprendizagem de todos os nossos alunos, a fim de corrigir os efeitos nocivos da Pandemia no contexto educacional. Por isso seguimos firmes, buscando melhorar o ambiente escolar e a oferta do ensino em nossa rede, não poupando esforços para podermos alcançar cada vez mais resultados excelentes”, ressaltou o secretário.
Outro ponto importante ressaltado pelo secretário, é que a nota alcançada nos anos iniciais, notadamente na Escola Municipal de Educação Básica Maria Angélica, foi acima da prevista no âmbito estadual, atingido o objetivo do programa Escola 10.
Fonte: Ascom Novo Lino