Artesã de Porto de Pedras na expo de Marcelo Oseas, em SP Municípios
Artesã de Porto de Pedras na expo de Marcelo Oseas, em SP
O hotel Tivoli Mofarrej , um dos destaques da hoteleria paulista, está promovendo uma exposição fotográfica com registros de Marcelo Oséas, intitulada “Quase Dez Anos”. Entre os registros, a imagem do artesanato da mestra Laudinete dos Santos, de Porto de Pedras, que celebra, em 2022, trinta anos de profissão.
A mostra enaltece a arte, a história, o artesanato e a ciência em torno da fotografia e pode ser vista no lobby do hotel. São cinco obras da exposição Quase Dez Anos do fotógrafo documental Marcelo Oséas, que realiza um trabalho imersivo e focado na cultura brasileira e nas comunidades do Brasil profundo.
Entre as fotografias expostas está O Céu da Dona Laudinete (2016), fotografia que se destaca e retrata o teto do ateliê desta artesã que trança belas cestarias, com a fibra de coco — uma das matérias-primas locais da cidade de Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas.
Zélia Cavalcanti destaca o trabalho da mestre Lau, como é conhecida, como genuíno e representativo e diz que a homenagem a ela é o resultado do esforço cotidiano de quem acredita e aposta no artesanato. “Lau conseguiu correr o mundo e é um exemplo para as novas gerações que estão sendo apoiadas pela prefeitura do município com ações empreendedoras que preservem nossa identidade artística e cultural”.
Aberta no hotel para visitação do público até esta semana,as fotografias da mostra seguem depois como pontos focais da decoração de cinco suítes do hotel, incluindo a premiada Suíte Presidencial, quatro vezes reconhecida como a melhor do Brasil pela World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo.