Assistência Social de Jundiá promove café da manhã especial em alusão ao Outubro Rosa Jundiá
Para reforçar os cuidados e conscientizar sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Jundiá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, nesta terça-feira (25), um café-da-manhã especial com as participantes do Grupo de Mulheres Prosa de Amor. Coordenada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), a atividade integra as ações do Outubro Rosa em Jundiá.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
No encontro, as mulheres degustaram de um café-da-manhã com variedade de bolos, frutas, bolachas, pães e sucos e participaram de atividades de alongamento com o educador físico Ewerson Braz, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que enfatizou a importância da prática de atividades físicas para prevenção do aparecimento de células cancerígenas.
Através de uma dinâmica apresentada pela advogada do CREAS, Anna Luiza Costa, as participantes também foram provocadas a repensarem a importância de cuidar da saúde do corpo, tanto por si quanto pelos familiares, e, em seguida, tiveram alguns esclarecimentos sobre a campanha Outubro Rosa com coordenadora Eduarda Benvenuto. Ao final do encontro, elas foram presenteadas com bombons e brindes personalizados.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Galvão, é preciso conscientizar as mulheres jundiaenses a fazerem os exames periódicos para detecção precoce do câncer de mama e, consequentemente, preservar suas vidas. “Por isso, reunimos nossas participantes do Grupo de Mulheres Prosa de Amor, da SEMAS, para tomarmos um delicioso café-da-manhã, dialogarmos sobre a campanha e também instruí-las sobre a importância dos exames anuais da mama”, explicou a gestora.
Sobre o Outubro Rosa
Criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O objetivo é compartilhar informações para contribuir para diminuição da incidência e da mortalidade da doença. Neste ano, a campanha está enfatizando as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico e rastreamento da doença.