BRASÍLIA: Cosems discute estratégias de apoio à rede de Oncologia de AL Municípios
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque e o diretor Bruno Lima, participaram de reuniões em Brasília no Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em busca de estratégias para solucionar as dificuldades na linha de cuidado da Oncologia em Alagoas.
Na oportunidade se reuniram também com o secretário de estado da saúde de Alagoas, Gustavo Pontes.
Diante das orientações recebidas das referidas entidades, o presidente do Cosems-AL convocou uma reunião on line com os municípios de Arapiraca e Maceió, que possuem os Centros de Referência habilitados para ofertar tratamentos de Câncer (Cacons) e Unacons) para ajustar as próximas providências.
Rodrigo destacou que os gestores de saúde desempenham um papel crucial na garantia de tratamento de câncer, para que aconteçam de forma oportuna e eficaz.
Segundo ele, isso envolve a alocação de recursos adequados, a redução de barreiras de acesso e a coordenação de serviços, de maneira a assegurar linha de cuidado integral.
“O diagnóstico e o tratamento precoces do câncer podem melhorar significativamente as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, buscar todas as oportunidades para garantir acesso e iniciar o cuidade em tempo hábil é fundamental para combater essa doença”, reforçou o titular do Cosems-AL.
ASCOM COSEMS