Campanha de vacinação Antirrábica alcança mais de 5 mil animais em São José da Tapera, superando a meta estipulada, campanha atingiu percentual de 115,36% Municípios
A prefeitura de São José da Tapera, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Setor de Endemias, promoveu a vacinação de cães e gatos do Município (zona rural e urbana), superando a meta estipulada vacinando assim uma população de 5.198 animais entre cães e gatos, atingindo percentual de 115,36%.
Segundo dados obtidos por pesquisadores, a raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, principalmente no momento da mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
Vale ressaltar que todos os cães e gatos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. Entre os principais sintomas da raiva canina estão à agressividade, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento.
De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, a meta era vacinar mais de 4 mil animais entre cães e gatos, e o objetivo foi conquistado. “Encerramos no último sábado nossas atividades, conseguindo atingir as metas estabelecidas. Isso mostra o empenho dos servidores de endemias”. Enfatizou a coordenadora Nayanne Laira.
Para o Coordenador de endemias Belanio Oliveira, tudo ocorreu dentro da normalidade e o número de animais imunizados foi satisfatório. Agora é mobilizar os moradores sobre os trabalhos de prevenção da Leishmaniose.
“Fiquei muito contente com o resultado da campanha de vacinação antirrábica canina e felina em nosso município. Tivemos mais de cinco mil animais, entre cães e gatos, vacinados nessa campanha de 2018, batemos a meta estabelecida pela Coordenação de Controle de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas. Isso mostra que a população está participando ativamente de todas as nossas campanhas e espero a contribuição de todos para que possamos melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma o Coordenador de Vigilância em Saúde José Marcos.
ASCOM SÃO JOSE DA LAJE