Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite se encerra na sexta (31) Arapiraca
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, iniciada no dia 06 de agosto, encerra na próxima sexta-feira (31). Em Arapiraca, todas as Unidades Básicas de Saúde estão abastecidas para receber o público A meta estimada pelo Ministério da Saúde, de 95% das crianças vacinadas, com idade de 1 a menores de 5 anos.
De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 27, o município continua na frente em relação às médias de imunização alcançadas até agora. O registro indica 82,55% – pólio e 82,53% – sarampo. Enquanto isso, a média nacional ( 70,14% – pólio e 70,23% – sarampo) e estadual (74,98% – pólio e 74,69% – sarampo).
Entretanto, Adriana Duarte, coordenadora Municipal de Imunização, chama a atenção da população para não descuidar da vacinação. Ela lembra que, após anos de erradicação no país, o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) voltaram a ter casos registrados no Brasil. “Os registros de casos de sarampo, em especial nos estados vizinhos de Pernambuco e Sergipe, servem como um alerta para Alagoas. Por isso, insistimos na conscientização das famílias para a importância da imunização das crianças, que deve ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde”, orientou a coordenadora.
Imunização
Independente se a criança já tomou a vacina ou não, deve ser imunizada. No caso da vacina contra o sarampo, há exceção para quem tomou a dose mais recentemente, nos últimos 30 dias. A campanha tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente – ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.
Texto: Aninha Cavalcante;
Foto: Samuel Alves;