Campo Alegre vence a edição 2017/2020 do Selo Unicef Município Aprovado Campo Alegre
O município de Campo Alegre recebeu nesta terça-feira 08, a alegria de está entre os municípios brasileiros que foram certificados na edição 2017/2020 do Selo UNICEF, Município Aprovado, uma conquista de reconhecimento internacional pelo trabalho da gestão em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao todo 431 municípios brasileiros receberam a certificação, sendo 14 municípios alagoanos.
Essa foi a primeira vez que Campo Alegre conquistou o renomado prêmio. O anuncio foi feito em uma live realizada e transmitida pelas redes sociais do UNICEF.
“Nesses últimos anos conseguimos superar muitos desafios e melhorar os índices, aprendizado sem igual, Sempre sonhei com este momento, obrigada senhor”, essas foram às primeiras palavras emocionadas da prefeita Pauline Pereira ao receber o resultado da premiação.
O Selo UNICEF é uma iniciativa criada com o objetivo de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na edição 2017-2020, os municípios que recebem o Selo UNICEF se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos a educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.
Mais crianças na escola, aprendendo, mais meninas e meninos com registro de nascimento, mais mulheres e bebês com acesso ao pré-natal, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam sua vida. Ou seja: mais meninas e meninos com seus direitos garantidos.
Essas são algumas das conquistas dos municípios participantes e certificados na edição 2017-2020 do Selo UNICEF.
Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF e firmaram o compromisso de assegurar os direitos de 16 milhões de crianças e adolescentes. Eles buscaram, dentre outras coisas, garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, aprendendo, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas.
Os municípios certificados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF.
Ao participar do Selo UNICEF, os municípios se empenharam em garantir os direitos de crianças e adolescentes através de uma série de ações realizadas no âmbito da administração local. Como resultado, eles conseguiram, por exemplo, reduzir o atraso escolar, ampliar o acesso de gestantes ao pré-natal, garantir a certidão de nascimento a meninos e meninas no primeiro ano de vida sem registro civil e promover a participação de adolescentes nos processos de decisão política.