CAPS Maxiney Cavalcante, de São José da Tapera, tem trabalho premiado na “I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS” do COSEMS Municípios
Mais de 220 trabalhos se inscreveram na “Mostra Alagoas Aqui Tem SUS/ 2019” e 110 deles foram pré-selecionados para apresentação oral e mais 50 expostos em banners nos últimos dias 11 e 12 de abril de 2019.
Segundo a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, o objetivo do evento foi promover o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde, dar visibilidade às práticas na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização dos serviços de saúde.
O município de São José da Tapera contou com 04 (quatro) experiências exitosas selecionadas para a mostra, 02 (duas) na categoria apresentações orais: Horta Terapêutica Auxiliando na Recuperação dos usuários do CAPS Maxiney Cavalcante Lima e Coral Vozes do CAPS – como Instrumento de Acolhimento e Reinserção Social para os Usuários do CAPS Maxiney Cavalcante Lima, ambos apresentados por Elyne Mariane Pereira Mota – Coordenadora do CAPS; e 02 (duas) na categoria banner: Mão Cheia de Sujeira: Atividades Lúdicas para Educação em Saúde sobre Parasitoses e Higienização de Mãos no Sertão Nordestino, apresentados por Maria Neyla Vieira dos Santos – Coordenadora da Atenção Básica. E UM SHOW DE BOLA: Uma Experiência de Apoio Matricial com o CAPS Maxiney Cavalcante Lima e o NASF do município de São José da Tapera, também apresentado por Elyne Mariane Pereira Mota.
Ao final do evento, os técnicos do município presentes no evento, e principalmente a Coordenadora do CAPS – Elyne se emocionaram com a 5ª colocação alcançada pelo Projeto Horta Terapêutica Auxiliando na Recuperação dos usuários do CAPS Maxiney Cavalcante Lima, pois, além de premiados, também foram selecionados para a “16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, que ocorrerá de 2 a 5 de julho em Brasília, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Dias longos embora plenamente ricos em conhecimento. Elyne, Neyla Menezes e Neyla Vieira parabéns pela dedicação e profissionalismo. Venho por meio deste saudar a família CAPS em nome da coordenadora Elyne Mariane a qual brilhantemente entoa com veemência a luta sobre uma saúde mental equânime, universal e humanizada. Estou muitíssimo feliz pois o projeto da horta do CAPS Maxiney Cavalcante se tornou uma das práticas exitosas do nosso município. Esse projeto é provindo do matriciamento entre o CAPS, NASF e Secretaria de Agricultura há 2 anos, com total apoio do prefeito José Antônio Cavalcante. E hoje ver esse projeto ser ovacionado e reconhecido a nível estadual e consequentemente ser selecionado para ser apresentado a nível nacional, é emocionante… o sentimento de GRATIDÃO resplandece meu coração” – comemorou a Secretária de Saúde Darylha Fernandes.