Mais de 220 trabalhos se inscreveram na “Mostra Alagoas Aqui Tem SUS/ 2019” e 110 deles foram pré-selecionados para apresentação oral e mais 50 expostos em banners nos últimos dias 11 e 12 de abril de 2019.
Segundo a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, o objetivo do evento foi promover o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde, dar visibilidade às práticas na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização dos serviços de saúde.
O município de São José da Tapera contou com 04 (quatro) experiências exitosas selecionadas para a mostra, 02 (duas) na categoria apresentações orais: Horta Terapêutica Auxiliando na Recuperação dos usuários do CAPS Maxiney Cavalcante Lima e Coral Vozes do CAPS – como Instrumento de Acolhimento e Reinserção Social para os Usuários do CAPS Maxiney Cavalcante Lima, ambos apresentados por Elyne Mariane Pereira Mota – Coordenadora do CAPS; e 02 (duas) na categoria banner: Mão Cheia de Sujeira: Atividades Lúdicas para Educação em Saúde sobre Parasitoses e Higienização de Mãos no Sertão Nordestino, apresentados por Maria Neyla Vieira dos Santos – Coordenadora da Atenção Básica. E UM SHOW DE BOLA: Uma Experiência de Apoio Matricial com o CAPS Maxiney Cavalcante Lima e o NASF do município de São José da Tapera, também apresentado por Elyne Mariane Pereira Mota.
Ao final do evento, os técnicos do município presentes no evento, e principalmente a Coordenadora do CAPS – Elyne se emocionaram com a 5ª colocação alcançada pelo Projeto Horta Terapêutica Auxiliando na Recuperação dos usuários do CAPS Maxiney Cavalcante Lima, pois, além de premiados, também foram selecionados para a “16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, que ocorrerá de 2 a 5 de julho em Brasília, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Dias longos embora plenamente ricos em conhecimento. Elyne, Neyla Menezes e Neyla Vieira parabéns pela dedicação e profissionalismo. Venho por meio deste saudar a família CAPS em nome da coordenadora Elyne Mariane a qual brilhantemente entoa com veemência a luta sobre uma saúde mental equânime, universal e humanizada. Estou muitíssimo feliz pois o projeto da horta do CAPS Maxiney Cavalcante se tornou uma das práticas exitosas do nosso município. Esse projeto é provindo do matriciamento entre o CAPS, NASF e Secretaria de Agricultura há 2 anos, com total apoio do prefeito José Antônio Cavalcante. E hoje ver esse projeto ser ovacionado e reconhecido a nível estadual e consequentemente ser selecionado para ser apresentado a nível nacional, é emocionante… o sentimento de GRATIDÃO resplandece meu coração” – comemorou a Secretária de Saúde Darylha Fernandes.