Casa Saúde da Mulher de Paripueira completa um ano com mais de 2 mil atendimentos e ampliação dos serviços especializados Municípios
Casa Saúde da Mulher de Paripueira completa um ano com mais de 2 mil atendimentos e ampliação dos serviços especializados
Texto: Priscila Anacleto
A Casa Saúde da Mulher de Paripueira, inaugurada em outubro de 2023, comemora seu primeiro ano de atividades com números que refletem a importância do equipamento na promoção da saúde e bem-estar das mulheres do município. Ao longo dos últimos 12 meses, a unidade realizou um total de 1.974 atendimentos, consolidando-se como um espaço de acolhimento e cuidado integral.
Entre os serviços mais procurados, destacam-se as consultas ginecológicas, com 876 atendimentos, e as consultas de psicologia, que somaram 848 ao longo do ano. Além disso, foram realizadas 250 citologias, procedimento fundamental na prevenção de doenças.
Em 2024, a Casa da Mulher expandiu a oferta de atendimentos especializados. Desde março, a nutricionista realizou 139 atendimentos, a enfermeira atendeu 129 pessoas, enquanto os serviços de neurologia e fonoaudiologia, que começaram a ser oferecidos a partir de julho, já somam 136 e 205 atendimentos, respectivamente.
A coordenadora da Casa da Mulher, Elyziane Porciúncula, destaca o impacto do serviço.
“A Casa da Mulher representa um marco nas inovações da Secretaria de Saúde de Paripueira, oferecendo um espaço acolhedor e essencial para a manutenção da saúde pública. Aqui, disponibilizamos uma ampla gama de serviços para as mulheres do município. Nosso compromisso é continuar trabalhando para garantir o cuidado integral e o bem-estar da população feminina.”
O atendimento na Casa da Mulher é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e para agendar uma consulta é necessário o encaminhamento dos Postos de Saúde da Família (PSF’s) do município.
Para um município como Paripueira, a existência da Casa da Mulher é de extrema importância, pois oferece às mulheres da cidade um atendimento especializado e acessível. Com o seu modelo de cuidado integral, a unidade se tornou uma referência não só localmente, mas também para outras cidades de Alagoas, que buscam iniciativas semelhantes para garantir uma rede de saúde mais inclusiva e eficiente.