Centrais Já! reforçam interiorização do serviço público em Alagoas Municípios
O Governo de Alagoas fortalece cada vez mais o projeto de interiorização do serviço público por meio das Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão. As unidades, que reúnem mais de 20 órgãos em um só espaço, estão presentes em diversas regiões do Estado e, só no ano de 2018, registraram mais de 160 mil atendimentos no interior alagoano.
Gerenciado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o Já! tem cumprido papel significativo no processo de facilitação do acesso aos serviços do Governo e, com isso, proporcionado mais comodidade aos cidadãos que moram em municípios distantes da capital alagoana.
“As seis unidades que temos hoje, no interior do Estado, prestam assistência a uma boa parcela da população e evitam que esses alagoanos tenham de se deslocar para a capital em busca de atendimento. O Já! tem crescido ao longo dos anos e fidelizado usuários que acreditam na eficiência do nosso serviço. Nosso empenho diário é pela otimização contínua desse trabalho”, afirma o superintendente de Atendimento ao Cidadão da Seplag, Alexandre Norberto.
E não faltam exemplos quando o assunto é o avanço desse projeto de Governo: a reinauguração do Já de Arapiraca é um deles. A Central, que desempenha função estratégica no agreste, vem assegurando a otimização dos serviços aos arapiraquenses e cidadãos de municípios vizinhos. Em 2018, a unidade registrou quase 60 mil atendimentos à população.
“A nova unidade, localizada no Garden Shopping da cidade, oferece um espaço ampliado e mais seguro aos cidadãos. Hoje, temos a presença de órgãos como o Instituto de Identificação, Alagoas Previdência, Casal, Procon, dentre outros. Aumentamos o número de guichês e estamos trabalhando para que mais serviços sejam disponibilizados em breve na Central”, pontua.
Também em 2018, o município de Delmiro Gouveia passou a contar com uma unidade do Já!, o que colabora ainda mais para a ampliação da rede de atendimento do Governo no interior. Segundo o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, a expectativa é que, neste ano, o projeto de interiorização dos serviços públicos avance de forma ainda mais expressiva.
“O Estado tem feito parcerias a fim de proporcionar uma rede de oferta de serviços ainda maior e nosso intuito é que muitos reflexos desse empenho sejam implementados neste ano. O Governo tem de estar próximo da população, atento às suas reais necessidades, nos quatro cantos do Estado. Estamos trabalhando para estreitar ainda mais esse laço com o cidadão, oferecendo celeridade, eficiência e comodidade a todos os usuários das unidades”, afirma Fabrício Marques.
REGIONALIZAÇÃO
E quem é do interior do Estado também pode contar com o Já! em municípios como São Miguel dos Campos, Penedo, Porto Calvo e Maribondo. A unidade de São Miguel, por exemplo, supre as demandas de outras oito cidades da região do Tabuleiros do Sul e, depois da de Arapiraca, é a que mais recebeu atendimentos no interior alagoano no ano passado: foram mais de 40 mil.
Depois dela, a unidade localizada em Penedo é a terceira no ranking de atendimentos no interior, registrando mais de 30 mil em 2018. Em seguida, temos Porto Calvo, alcançando 14.556 atendimentos no Norte do Estado e Maribondo, com 13.125 na região do Planalto da Borborema.
“Além de posicionar as nossas Centrais em regiões estratégicas no interior de Alagoas, temos possibilitado também que o cidadão consiga, rapidamente, todas as informações de que precisa para ter acesso aos serviços prestados no Já!. Hoje, o Guia de Serviços tem cumprido muito bem esse papel, trazendo transparência e fazendo com que o alagoano saiba aonde ir para ser atendido e, principalmente, que documentos levar, evitando deslocamentos desnecessários”, explica o secretário titular da Seplag.
Para ter acesso aos serviços disponibilizados pelas Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, basta acessar http://servicos.al.gov.br/