Cine Pilarense ganha programação especial no ano de seu centenário Municípios
Restaurado após três décadas em ruínas, cinema de rua tem sessões gratuitas a partir desta sexta-feira, com direito a pipoca e refrigerante de graça
Ascom Pilar
Um dos poucos cinemas de rua do país em funcionamento, o Cine Pilarense ganhou uma programação especial neste mês de março, por ocasião das festividades alusivas à Emancipação Política de Pilar, celebrada no próximo dia 16. É que o cinema tombado em 2011 pelo Conselho Estadual de Cultura de Alagoas completa cem anos em 2024, com a Prefeitura de Pilar já promovendo uma série de atividades no sentido de mobilizar não somente a população local, mas também visitantes que queiram conhecer o espaço.
Nesta sexta-feira (1º), a partir das 19h, o Cine Pilarense vai exibir o filme franco-italiano ‘Cinema Paradiso’, que retrata a trajetória de sucesso de um jovem cineasta. Já no domingo (03), será a vez da criançada tomar assento. Isso porque, a partir das 16h, a sessão kids vai exibir o filme ‘Missão Cegonha’, que conta a história do pequeno pardal Rick. Como já é tradição, as sessões serão abertas ao público em geral, e com direito a pipoca e refrigerante grátis, como explica o diretor do cinema, Sérgio Moraes.
“Iniciamos as comemorações já no começo de março porque esse é o mês da emancipação política da nossa cidade, que celebra 152 anos com uma vasta programação. E para acompanhar qualquer sessão neste final de semana, basta acessar o link que está disponível no perfil do Cine Pilarense no Instagram e fazer a sua reserva. Contamos com a presença de todos”, destaca o também jornalista e historiador, acrescentando que o espaço, 100% climatizado, dispõe de 135 poltronas.
Ainda de acordo com Moraes, o cinema – que começou com projeções de filme mudo e já recebeu personalidades como Luiz Gonzaga – passará por alguns reparos visando às comemorações de 100 anos, no dia 19 de junho, quando a Prefeitura vai promover mais um grande festival de cinema e cultura, com destaque para as manifestações que dominam o folclore pilarense.
“Vamos comemorar a reabertura do nosso cinema de rua, que ressurgiu das cinzas em 2021, graças ao empenho do prefeito Renato Filho. Naquele ano, devido à pandemia da Covid-19, tivemos que mudar a data da reinauguração, que aconteceu em 19 de junho, Dia Nacional do Cinema. Desde então, temos trabalhado muito para manter viva a paixão do povo pilarense pela sétima arte”, reforça o diretor do cinema – que segue aberto ao público, para visitação, de segunda à sexta-feira, sempre em horário comercial.
Texto: Bruno Soriano / MTE-1004 AL
ASCOM PILAR/AL