CMAS de Jundiá reúne sociedade para debater novas diretrizes para o SUAS na 13ª Conferência Municipal de Assistência Social
O Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Jundiá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram, nesta quarta-feira (19), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social na CRIARE Recepções. Com tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência debateu democraticamente novas diretrizes para fortalecer e ampliar os direitos socioassistenciais no município.
Cerca de 100 pessoas, entre usuários e servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), secretários municipais, representantes do Legislativo Municipal, além da sociedade marcaram presença na conferência municipal. Os participantes foram recepcionados com apresentações culturais dos beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Quadrilha Girassol Junina e da Banda Filarmônica 26 de Agosto.
Para subsidiar as discussões nos grupos de trabalho, a conferência contou com palestras da Especialista em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e coordenadora do CRAS Rio Novo em Maceió/AL, Adriana Barros de Lima, e da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Daniela Gazzaneo.
Já os debates de propostas para SUAS foram permeados em torno de cinco eixos previamente estabelecidos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda. Após as discussões, as propostas foram colocadas em votação na plenária final, e serão apresentadas na 14ª Conferência Estadual da Assistência Social, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro em Maceió/Alagoas.
A secretária de Assistência Social, Bruna Galvão, ressaltou a importância da realização da Conferência Municipal de Assistência Social. “Esse é um espaço fundamental para avaliação das nossas políticas e também para o direcionamento dos investimentos para o SUAS. A elaboração de novas diretrizes com a participação popular permite formular soluções conjuntas para atingir eficientemente nossos usuários”.
Participaram da conferência, entre outras personalidades, a Superintendente de Avaliação e Gestão da Informação da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Maria Socorro França, representando a secretária Kátia Born; os secretários municipais Felipe Ramon, Fabiano Júnior, José Luis Bomfim e Silvânia Bomfim; o vereador Lielson Bomfim, representando a Câmara de Vereadores; e o pároco José Aparecido dos Santos.