CNM destaca papel da AMA em movimento municipalista Municípios
Em sua página institucional , a Confederação Nacional dos Municípios-CNM- destacou a participação dos prefeitos e da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – na luta em defesa da pauta municipalista.
Acompanhe a matéria publicada.
Municipalistas Alagoanos se mobilizam em Brasília para buscar soluções para a crise financeira
Prefeitos alagoanos estiverem reunidos com parlamentares da bancada do Estado nesta quarta-feira, 18 de outubro, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. Em pauta, a crise financeira que tem afetado todos os Municípios brasileiros. “Todos os Estados estão reunidos com as bancadas para que possamos fazer pressão e alcançar os nossos pleitos”, destacou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA/AL), Hugo Wanderley.
“A crise está feia. São muitos os problemas, a começar pelo subfinanciamento dos programas federais”, disse o 3º vice-presidente da CNM, Fernando Lira. Para a deputada federal, Rosinha da Adefal (Avante/AL), para amenizar a crise financeira, começam os cortes na verba destinada a áreas e programas importantíssimos para os Municípios. “Como sempre os cortes são para a áreas sociais. Isso reflete na questão social e essa é minha grande preocupação”, finalizou.
Ainda no encontro, os prefeitos assinaram uma carta pública, destinada ao presidente Michel Temer. O manifesto reitera a importância de apoio financeiro emergencial de R$ 4 bilhões para os Municípios brasileiros. Presente ao encontro, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, manifestou apoio aos gestores municipais. “Quero me comprometer com a pauta municipalista. Vou levar esse pleito ao presidente Michel Temer”, informou.
O coordenador da bancada federal alagoana na Câmara dos Deputados, deputado Ronaldo Lessa (PDT/AL) destacou o trabalho da Confederação Nacional de Municípios ao longo dos anos em prol dos Municípios. “Eu preciso destacar aqui a Confederação na figura do Paulo Ziulkoski. Esse homem que é um grande municipalista. Tenho acompanhado o trabalho da CNM e sei o que tem sido feito”, ressaltou.
O diretor executivo da CNM, Gustavo Cezário, aproveitou a oportunidade e agradeceu o apoio dos parlamentares. “Quero agradecer os deputados pelo encontro de contas. Por terem nos ajudado a aprovar. Infelizmente, o presidente Michel Temer vetou, mas nós vamos derrubar”, reiterou.
Mobilização
O encontro fez parte de uma série de mobilizações realizadas por diversos estados. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA/AL), Hugo Wanderley reiterou a importância da união de prefeitos brasileiros.
A Confederação realiza uma campanha com o slogan “A saída da crise depende da nossa união”. O objetivo é que gestores municipais mobilizem seus parlamentares para pleitos como a derrubada do veto do encontro de contas, o auxílio financeiro aos Municípios, a atualização de Programas Federais e a votação das pautas prioritárias na Câmara dos Deputados.