CNM participa de reunião no Ministério da Saúde para tratar de pautas municipalistas Municípios
Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram de uma reunião com a secretaria executiva do Ministério da Saúde (MS) na tarde desta terça-feira, 21 de janeiro, em Brasília. O principal assunto foi a relação entre o governo federal e os Entes locais para a gestão e os desafios da área de saúde.
A entidade municipalista foi representada pelo segundo tesoureiro e ex-prefeito de Maragogi (AL), Fernando Sérgio Lira, que apresentou os principais pontos que preocupam os gestores locais. “Os prefeitos têm feito de tudo para não termos crises como tivemos com a dengue, mas precisamos de ações conjuntas com o governo federal. Nós queremos que o diálogo seja permanente. Quem está no relacionamento diário é o prefeito e com essa reunião queremos essa aproximação”, pontuou Lira.
O tesoureiro acrescentou que há necessidade de o governo conhecer a realidade de quem está nos Municípios. “Nós temos muitas queixas e, além de sermos ouvidos, queremos ser entendidos. Não é possível seguir apenas determinações de Brasília, queremos o diálogo a respeito das nossas experiências com as endemias, com as vacinas e com o trabalho na atenção primária”, completou.
O secretário-executivo substituto da secretaria executiva do MS, Elton Bernardo Bandeira de Melo, fez a apresentação das principais intenções do Ministério. “Queremos estreitar as relações com os agentes que estão na ponta, como o caso dos prefeitos. No caso da CNM, falamos de um número grande de Municípios. E toda a nossa intenção envolve levar o recurso para a ponta, para os Municípios”, ressaltou.
Melo também informou que o Ministério da Saúde criou um cronograma para levantar dificuldades e buscar soluções. “Nós estabelecemos um calendário de reuniões a cada 15 dias para tratar das principais pautas e discutir com especialistas, terceiro setor e, claro, entidades como a CNM para chegarmos a encaminhamentos e recursos”, destacou o secretário-executivo substituto.
Também acompanharam o encontro desta terça-feira o gerente dos Estudos Técnicos, Vinícius Almeida, e a analista técnica da área de saúde Rita Bartole. Por parte do MS também estiveram presentes o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, e o secretário adjunto da secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio da Cunha.
Ainda na reunião, os participantes trataram da atenção primária, que é aplicada pelos Municípios. E novas reuniões para tratar dos financiamentos serão realizadas nos próximos dias. A entidade ressalta a luta contra a redução de recursos.
Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias