Com palestra e entrega de enxovais, ação da Semas de Jundiá reafirma compromisso com a 1ª Infância
A Prefeitura de Jundiá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reuniu as mães e gestantes participantes dos programas Criança Feliz e Criança Alagoana (Cria) para reafirmar seu compromisso com a primeira infância. Coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) José Amaro Bonfim, o encontro aconteceu na última terça-feira (20) no Ginásio de Esportes Edgar Joaquim, no Conjunto Maria de Lourdes, parte alta do município.
O evento envolveu diversas ações conscientizadoras sobre os cuidados nos primeiros anos de vida das crianças de 0 a 6 anos com a médica Adianet Hernández, que atende na rede pública de saúde. O cuidado nesse período é essencial para o desenvolvimento das habilidades afetivas, sociais e físicas. Em sua palestra, a profissional destacou a importância da amamentação de bebês durante os primeiros seis meses de vida do bebê e também as precauções que devem ser tomadas com crianças de até seis anos.
As gestantes acompanhadas pelo programa Criança Feliz também receberam seus kits enxovais, que contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê, tais como banheira, roupas, toalha de banho, fraldas, mamadeiras e escovas de pentear. Também foram sorteadas diversas cestas básicas para as participantes. Enquanto as mães e gestantes eram orientadas sobre os cuidados com a primeira infância, as crianças também puderam se divertir nos brinquedos oferecidos, como pula-pula e piscina de bolinhas, e se deliciar com salgadinhos, algodão-doce e pipoca de milho.
A secretária municipal de Assistência Social, Bruna Galvão, ressaltou que ações como essas promovem o fortalecimento dos vínculos efetivos das famílias e dos serviços que atuam diretamente no cuidado e na proteção das crianças de 0 a 6 anos. A gestora também afirmou que a atenção à primeira infância é prioridade da gestão do prefeito Jorge Galvão. “Esse é o período mais importante da vida das nossas crianças, pois é neste momento que ocorre todo o processo de desenvolvimento. Por isso, essa iniciativa é de grande importância para instruir nossas mães e gestantes jundiaenses sobre os cuidados e seus direitos”, finalizou.
Através dos programas socioassistenciais, como Criança Feliz e Criança Alagoas, a Semas de Jundiá tem executado diversas ações para promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando seu grupo familiar e seu contexto de vida. As mães e gestantes jundiaenses são acompanhadas por uma equipe qualificada de visitadoras, supervisora, psicológo e assistentes sociais