Comissão Federal fiscaliza fechamento de agências do BB em Alagoas nesta segunda (28) Economia
Após a reivindicação da AMA, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados fará uma visita técnica aos municípios de Maribondo e Dois Riachos, nesta segunda (28), para averiguar o fechamento de agências do Banco do Brasil (BB) no Estado. O deputado federal, Hildo Rocha, que é autor do requerimento 88/2021, argumenta que o fechamento terá consequências sociais de diversas ordens, pois faltam meios para que as pessoas se desloquem para cidades ou bairros distantes para realizar serviços bancários.
“O Banco do Brasil é uma instituição financeira pública que é responsável pelo atendimento de diversos públicos. Estamos falando de beneficiários de previdência, assistência social e de pequenos produtores rurais dependentes de serviços prestados em unidades de atendimento do BB”, disse o deputado, que também alertou para o fato de milhões de brasileiros ainda não terem computadores, celulares ou planos de internet ilimitada.
O debate, que agora é nacional, começou logo após a reivindicação do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ao Congresso, com empenho da Bancada Federal do Estado, que leva em consideração o prejuízo para as comunidades afetadas. A visita técnica terá a participação de prefeitos, representantes da Câmara, Associação Comercial, Federação do Comércio, Câmara de Lojistas locais, Sistema S e sindicato dos Bancários.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, explica que o fechamento das agências “será um retrocesso, já que uma instituição financeira pública precisa cumprir o seu papel social. É um fator negativo para economia local que, durante a pandemia, já sofreu uma desaceleração por conta da insegurança financeira de nossa população. Outra situação é a circulação de pessoas entre os municípios no momento em que o isolamento social é peça fundamental para evitar o contágio, disse o gestor, que está preocupado com o avanço dessa pauta.
Segundo o mapeamento preliminar feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), serão pelo menos 160 unidades fechadas em todo país, sendo que o Nordeste é a região mais afetada.
VEJA O VÍDEO CONVITE DA PAUTA
AVISO DE PAUTA
Assunto: Visita da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados às agências do Banco do Brasil fechadas em Alagoas.
Data: Segunda-feira, 28 de junho de 2021
Local: Visita técnica à agência do Banco do Brasil em Maribondo (9 horas) e Audiência Pública em Dois Riachos (12 horas).
Texto de Bruno Presado com informações da Câmara dos Deputados e Portal CNM