Como fazer pão caseiro: aprenda três receitas práticas para quarentena Gastronomia
Oi Pessoal!
Nos últimos dias, uma pesquisa me chamou muito atenção. Vocês sabiam que a pergunta mais frequente no Google nesta quarentena foi “Como fazer pão?”. Pois é, fazer pão parece ser o grande desejo hoje da humanidade.
Pães industrializados são inegavelmente práticos: basta procurar uma das muitas opções disponíveis, remexer a pilha em busca do pão com prazo de validade mais longo (sim, todo mundo faz isso…) e levar a iguaria para casa. Você pode escolher o pão integral, o de 500 grãos saudáveis e essenciais à sua saúde que você nunca viu antes, mas não pode mais viver sem eles e, se sentir que está ficando fora do peso, pode optar pelo light, afinal, light não engorda, certo? Que diferença enorme existe entre a variedade e a praticidade dos pães industrializados e o trabalhoso pão caseiro… Mas será que a troca compensa? Você realmente sabe o que está levando quando compra um pão industrializado?
Alguns pães industrializados contém teores de sódio muito altos e em apenas 2 fatias se atingem o limite recomendado de ingestão diária de sal; eles contém aditivos químicos e gordura vegetal, isso para garantir a textura, o sabor e para manter o padrão na produção; os pães podem receber vários aditivos químicos, como emulsificantes, suavizantes, umectantes, estabilizantes e anti-mofo. Sua função é interagir com o glúten, a aguá e a gordura para estabilizar a massa e aumentar o prazo de validade dos pães. Ingredientes como “monoglicérido de ácidos graxos esterificados com diacetil-tartárico”, “lactilato de cálcio”, “sarbitol”, “Buti-hidroxi-anisol”, “Buti-hidroxi-tuluol”, “propionato de cálcio” certamente não aparecem nas receitas de pães caseiros e artesanais.
A falsa sensação de segurança está na tabela nutricional impressa na embalagem. Muitas marcas apresentam os valores baseados em uma porção de 50g do produto, que acaba indicando valores muito baixos de gordura saturada. O problema é encontrar alguém que coma apenas duas fatias de pão…
Então pensei em oferecer aos leitores do blog sabores de Alagoas algumas receitas de pães com o aroma, o sabor e textura fascinantes, e mais, poderá fazer deste momento um encontro familiar inesquecível.
Para as manhãs um PÃO DE RICOTA, costumo fazer compras em uma loja de derivados de leite de búfala no litoral norte e a ricota de lá é um espetáculo.
Para o lanche da tarde um PÃOZINHO DE LEITE COM CREME DE QUEIJO, esse as crianças adoram uma dica saborosa e nutritiva.
Para uma noite mais saborosa, PÃO DE ERVAS, essa receita é de um grande amigo chef instrutor Samuel, posso garantir que é um vicio sem pecado.
Simone Muniz – Chef Consultora
Cozinheira, gastróloga com especialização em segurança alimentar, Simone Muniz, nossa Chef consultora tem uma vasta vivência no mercado de alimentos, ela valoriza a culinária Alagoana desbravando nossos municípios sempre em busca de um sabor e um saber a mais. “Aceitar este convite desafiador foi uma honra, será uma viagem de prazeres gastronômicos surpreendentemente Alagoanos”.