Congresso dos Municípios Alagoanos traz debates e capacitações estratégicas para a área da saúde Congresso dos Municípios Alagoanos
Capacitações, prêmios e diálogos sobre o fortalecimento do SUS marcaram o eixo de Saúde
O Eixo Saúde, realizado na sala Pajuçara durante os três dias do Congresso dos Municípios Alagoanos, consolidou-se como um dos destaques do evento, promovendo diálogos e capacitações voltados para a gestão eficiente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a organização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e em parceria com o Cosems-AL (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas), o eixo contou com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e do Ministério da Saúde, além de especialistas em diferentes áreas da saúde pública.
Rodrigo destacou que o Cosems-AL teve uma vasta programação sobre saúde pública dentro da grade do Congresso da AMA e acrescentou que o momento de transição política, sobretudo no Estado – seja de novos prefeitos ou reeleição de outros – requer a capacitação dos técnicos municipais com vista no melhor desempenho da Gestão pública, seja nas areas de finanças, saúde, educação ou outras de igual importância.
O Congresso dos Municípios Alagoanos, que reuniu cerca de 2.500 participantes entre os dias 3 e 5 de dezembro no Centro de Convenções Ruth Cardoso, destacou-se pela promoção de debates fundamentais para a administração pública.
No primeiro dia, o eixo Saúde teve início com a palestra sobre Saúde Ocular no SUS, conduzida pela oftalmologista e presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia, Theresa Ferro Brandão, destacando a importância de ampliar o acesso a diagnósticos e tratamentos oftalmológicos na atenção primária. Em seguida, a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Alessandra Matias, ministrou uma oficina sobre emendas constitucionais, capacitando os gestores para otimizar recursos destinados à saúde nos municípios.
O segundo dia foi marcado pela palestra “Ser Gestor”, apresentada por Rodrigo Buarque, presidente do Cosems/AL e vice-presidente do Conasems, que trouxe reflexões sobre os desafios e responsabilidades de liderar as políticas públicas de saúde em nível municipal. Durante a tarde, a Assembleia Geral do Cosems/AL reconheceu boas práticas de gestão com a entrega do Prêmio Josinete Marques, um momento de celebração e troca de experiências entre os municípios.
No último dia, o eixo Saúde começou com a apresentação sobre do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul) sobre os projetos de Teleconsulta e Telelaudo, destacando a telemedicina como ferramenta estratégica para ampliar o acesso aos serviços de saúde em regiões mais distantes.
Em seguida, a palestra sobre os Novos Regramentos para o Cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde reuniu os técnicos do Ministério da Saúde, Camila Zanutto Cardillo e Franklin Alexandre, que detalharam as mudanças nas políticas de financiamento, oferecendo orientações práticas aos gestores municipais.
O encerramento ficou por conta do Seminário Melhor em Casa, com apresentações de experiências bem-sucedidas, como a do secretário de saúde de Murici, Ewerton Matias, e da coordenadora do SAD Estadual, Maria Sonidea Alves, que compartilharam os avanços obtidos por meio do programa.
O Congresso
O Congresso dos Municípios Alagoanos é realizado com o apoio de importantes patrocinadores, como Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. O apoio essencial de empresas como Acione, Amaru e Capemisa também reafirma o compromisso conjunto pelo desenvolvimento sustentável e eficiente das gestões municipais.