Congresso dos Municípios se consolida como importante fórum de conhecimento Congresso dos Municípios 2023
O Congresso dos Municípios Alagoanos 2023, que teve como tema “Eficiência e Transparência na Gestão Pública” encerrou a sua programação debatendo assuntos importantes para a administração pública. Mais de 2 mil técnicos municipais foram capacitados, durante as 20h de evento, em 16 salas temáticas.
Foram escolhidos para as palestras temas fundamentais como previdência, licitação, controle interno, lei geral de proteção de dados, turismo, cultura, meio ambiente, comunicação, consórcios, educação, saúde, e-social, assistência social, lei de improbidade administrativa e outros assuntos ligados a administração em geral para estimular o conhecimento.
Tratando sobre as dificuldades a serem enfrentadas pelos gestores, os participantes puderam esclarecer as dúvidas a cerca do assunto.
Prefeitos e prefeitas participaram dos debates e destacaram o papel da ama na formação do servidores de suas cidades. A prefeita Christiane Bulhões, de Santana do Ipanema destacou o papel da AMA como fundamental nesse trabalho de oferecer conhecimento aos servidores que lidam com gestão pública.
A prefeita de Maribondo Leopoldina Maria de Oliveira disse que estar no evento foi sua melhor escolha pelo nível dos assuntos, atuais e necessários à administração.
O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley assegurou que a Entidade vai continuar com essas ações de apoio e assessoramento aos municípios cada vez mais intensa porque esse é o braço forte da Entidade. “Ao trazer o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas para proferir palestra no Congresso, a AMA provou sua preocupação em oferecer aos gestores orientação de qualidade e parcerias importantes.”
As autoridades que participaram do evento, o presidente também destacou a necessidade do olhar de todos para outra frente de luta, também importante , que é o trabalho junto a CNM em defesa das pautas municipalistas. Citou que o movimento já teve grandes conquistas, mas os municípios continuam lutando por um pacto federativo justo, contra a sobrecarga de programas sem fontes de financiamento, reforma tributária que enxergue os municípios como os mais importantes entes no país, proibições de encargo sem receitas, entre outras questões de luta.
O sucesso do evento também foi o resultado da soma de esforços de grandes parceiros como Governo de Alagoas,Tribunal de Contas, Cgap, Lumi Consult, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sebrae, Abipem, Conselho Regional de Administração, Instituto de Direito Administrativo de Alagoas, Undime, Cosems, Coegemas, Gestatus consultoria, Muvi, Federação Alagoana de Consórcios, Sest/Senat, Unit, Cesmac, Fonte de Preços, Conexão montagem e a imprensa.
O congresso também teve os palestrantes como grandes parceiros. Nomes como o do consultor Marçal Aranha que reconheceu o evento por sua amplitude e capilaridade como um grande fórum de conhecimento.
O Congresso dos Municípios 2023 terminou compartilhando informação técnica de forma gratuita a milhares de servidores e técnicos municipais , através de palestras com profissionais de alto nível , reforçando uma das missões da AMA que é o de oferecer formas de aprendizado com foco na eficiência e transparência da gestão pública.