Conselho Municipal de Saúde de Coruripe toma posse para o biênio 2023-2025 Coruripe
Conselho Municipal de Saúde de Coruripe toma posse para o biênio 2023-2025
A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quinta-feira
A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (23) a cerimônia de posse dos novos conselheiros municipais de saúde, bem como da nova diretoria que atuará no município no biênio de 2023 a 2025.
A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, vereadores, secretários municipais, usuários e servidores. Os novos conselheiros foram eleitos em 19 de outubro de 2023 por meio da portaria de nº25 de 16 de novembro de 2023 publicada no diário oficial do município.
O Conselho Municipal de Saúde é formado por pessoas de diversas áreas da sociedade e são um elo entre a população e o poder público municipal atuando de forma conjunta. Cabe ao Conselho o acompanhamento e avaliação do processo de execução dos planos, do orçamento e do cumprimento de metas, em função dos resultados de impacto na saúde da população geral e dos grupos de riscos, no âmbito das responsabilidades e atribuições legais do Gestor.
Durante a cerimônia, o secretário de Saúde Pedro Madeiro ressaltou a importância do coruripense participar do Conselho. “Dessa vez o número foi significativo de entidades querendo fazer parte do processo de forma espontânea, foi muito importante. Agradeço o empenho das equipes, e aos conselheiros na construção desse momento, que é fundamental para que possamos ouvir as demandas do povo e posicionar nossas ações adequadamente no tripé população, gestão e servidores”, pontuou.
O prefeito Marcelo Beltrão também enalteceu a função dos conselheiros municipais de saúde e da união para fazer o melhor para o povo. “Fiquei feliz por saber que houve muito mais associações posicionadas em atuar no Conselho, e é isso que a gente quer, a união para fazer o melhor para nossa gente. Assim, podemos tomar decisões acertadas com políticas públicas que atendam às necessidades reais da saúde da população do nosso Coruripe. Aproveito o momento para parabenizar os conselheiros anteriores e os do novo pleito pela administração dos trabalhos abraçando essa pasta tão nobre que envolve os interesses da população e do usuário do SUS “, finalizou.
Seguindo a programação o secretário de Saúde Pedro Madeiro deu posse aos novos conselheiros e na sequência coordenou a eleição da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde.
A eleição deste ano teve chapa única, eleita por unanimidade pelo plenário da assembleia constituída para o conselho. O Conselho Municipal de Saúde é formado por conselheiros e seus suplentes, todos representantes dos funcionários municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), dos prestadores de serviços da área de Saúde, do executivo municipal e usuários dos serviços de Saúde.
Abaixo você pode conferir os membros eleitos.
Hélio Oliveira Martins – Representantes dos Usuários
Maura Adriana da Silva Viana – Representante dos Trabalhadores de Saúde
Tácia Liane Veiga de Castro – Representantes dos Usuários
Wendel Luiz dos Santos Silva – Representante do Governo Municipal
“É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência do Conselho Municipal de Saúde de Coruripe. Quero expressar minha profunda gratidão pela confiança depositada em mim, por meus colegas conselheiros e pelo prefeito Marcelo Beltrão, assim como pelo secretário de Saúde Pedro Madeiro. Pretendemos fortalecer a participação cidadã, promover transparência e eficiência nas ações do conselho, sempre alinhados aos objetivos da gestão. Juntos, iremos enfrentar desafios, buscar soluções inovadoras e promover uma saúde pública de qualidade para todos os coruripenses”, disse Hélio Oliveira Martins, eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher promove encontro LGBTQIA+
Aconteceu nesta quinta-feira (23) no auditório da Secretaria de Educação (Semed), um encontro LGBTQIA+ com objetivo de trazer esclarecimentos sobre as ações conjuntas da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas (SEMUDH) e Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher que serão realizadas no município contra a LGBTfobia.
A partir de sucessivas denúncias de transfobia, a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, apresenta um plano de ação, com proposta de atuação no Município voltada à formação e sensibilização das equipes municipais de serviços públicos, na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+.
O encontro foi articulado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher e teve a participação de representantes de diversas secretarias municipais, escola estadual e Grupo Gay de Coruripe.
A Proposta, apresentada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), é um plano de ações a serem desenvolvidas no município em parceria com os governos estadual e municipal, de forma a promover a formação e sensibilização das equipes municipais de serviços públicos, na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+, por meio de adesão dos servidores municipais ao curso de formação disponibilizado pela SLGBTQIA+ em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Yego Silva, da secretaria da Assistência Social do Trabalho e da Mulher explica que as ações contarão com a parceria do Governo Federal e do Estado. “A luta contra a LGBTfobia é constante e precisamos trabalhar cada vez mais temas que tratem dessa política. É importante formar os nossos servidores para que a Prefeitura seja um ambiente respeitoso para pessoas LGBTQIA+ e também para que nossa população tenha o atendimento correto, a capacitação é a melhor estratégia”, ressalta.
Mediante a realização conjunta das medidas, tem-se os seguintes objetivos:
Formar e sensibilizar as pessoas atuantes no serviço público municipal de Coruripe em relação aos direitos de pessoas LGBTQIA+;
Possibilitar o início do diálogo com o Legislativo Municipal, por meio de audiência pública sobre a temática na Câmara de Vereadores;
Ampliar o conhecimento, por parte da população LGBTQIA+ local, acerca de seus direitos e dos equipamentos públicos disponibilizados para o exercício desses direitos;
Orientar a gestão pública municipal à construção de conselho e órgão municipal de políticas de direitos LGBTQIA.
A professora Rosikeyla Rogério da Escola Estadual João Beltrão Siqueira, destaca que a capacitação prepara para lidar com situações de preconceito, mediação de conflitos e comunicação não violenta. “É na escola que avançamos na mudança que desejamos para a diminuição do bullying entre outros”, concluiu.