Penedo anuncia revitalização de prédios históricos e chamada de blocos para carnaval Municípios
O casario colonial do Centro Histórico de Penedo vai ficar mais belo e atraente graças a mais recente iniciativa do governo Ronaldo Lopes/João Lucas no patrimônio da Cidade dos Sobrados.
Lançado oficialmente nesta quinta-feira, 18, no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), o Projeto Cores de Penedo revitaliza fachadas de imóveis situados na área de tombamento, trabalho que tem acompanhamento do Iphan Alagoas já iniciado no casarão onde funcionou a extinta Companhia Energética de Alagoas (Ceal).
O serviço no imóvel vizinho do Museu do Paço Imperial e Memorial Raimundo Marinho foi visitado no final da tarde de ontem pelo Prefeito Ronaldo Lopes, o Secretário Municipal de Turismo e Economia Criativa Jair Galvão, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos Irmão João (João Ferreira da Silva) e o Diretor Operacional da Miracor Tintas, Fabrício Oliveira.
Ronaldo Lopes explica que, a princípio, o Projeto Cores de Penedo vai contemplar imóveis situados em três ruas do Centro Histórico: Dâmaso da Monte (Ladeira da Igreja da Corrente), Sete de Setembro e Comendador Peixoto, ao lado da Praça 12 de Abril.
O Prefeito de Penedo também ressaltou que a sede da administração municipal e a Casa de Aposentadoria, ambos situadas em local de grande fluxo de moradores e turistas, a Praça Barão do Penedo, foram revitalizados com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – Funpatri.
Empolgado com o trabalho que ainda está em sua primeira fase, Jair Galvão destacou a importância da inciativa que também envolve a SEMARH e a SEINFRA.
“É um projeto importantíssimo para qualificar essa nossa jóia, que é o Centro Histórico de Penedo, priorizando inicialmente esse corredor turístico, melhorando ainda mais as experiências dos turistas que terão esse mosaico de cores de uma cidade bem preservada”, pontuou o gestor da Seturec.
Carnaval 2024: Secretaria de Cultura de Penedo convoca blocos, orquestras e batucadas para orientar sobre apoio financeiro
Nos próximos dias 22 e 23 de janeiro, responsáveis por bloco de carnaval, orquestra ou batucada que comprovadamente agitam o período momesco em Penedo precisam comparecer na Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
O motivo é a orientação sobre os procedimentos para ter acesso ao apoio financeiro disponibilizado pelo governo Ronaldo Lopes/João Lucas para o carnaval 2024, duzentos mil reais para serem distribuídos entre quem faz a folia em Penedo.
“A gente está convocando todas as agremiações, blocos, batucadas e orquestras de Penedo que irão botar o seu bloco na rua durante o carnaval para se cadastrar”, explica a Secretária Teresa Machado sobre o procedimento que será realizado no início da próxima semana, das 8h às 16 horas, na SEMCLEJ.
A liberação da ajuda de custo é condicionada às regras que serão apresentadas aos responsáveis por blocos, seja tradicional ou alternativo, ou grupos de músicos. Confira no link abaixo todos os pontos relacionados ao apoio financeiro.
Vale ressaltar que qualquer agremiação recém criada que queira participar do carnaval de Penedo pela primeira vez não receberá ajuda de custo para o desfile deste ano.