Coruripe é o primeiro município do Brasil a implantar a plataforma COGNVOX para atender alunos com deficiência Coruripe
Investimento irá beneficiar seis escolas da rede municipal nesta primeira etapa
Coruripe vem fortalecendo as ações de Educação Inclusiva em sua rede de ensino, investindo em novas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiência. O município é o primeiro do Brasil a implantar a plataforma COGNVOX para atender estudantes com deficiência na rede pública de ensino.
O COGNVOX será implantado nesta primeira etapa nas escolas Liege Gama Rocha, José de Carvalho Souza, Maria Rocha, General Góes Monteiro, Santa Sofia e Cláudio Daniel. O programa viabiliza atendimento psicopedagógico através de um método científico para emissão de parecer sobre o desenvolvimento cognitivo, detectando limitações e sobretudo, potencialidades de pessoas com déficits cognitivos, com vistas a realizar o empoderamento, independência e autonomia dos mesmos.
O CEO da COGNVOX, Carlos Moreira, explicou como a nova plataforma funcionará e quais os benefícios para os alunos.
“Nossa proposta é implantar uma política pública voltada para as pessoas com deficiência, através da plataforma tecnológica COGNVOX, que trabalha com um método científico. A plataforma oferece atividades e acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, acompanhamento com tele consultas para os pais e uma gama de formações para os professores, de forma que eles estejam mais preparados para enfrentar os desafios da educação inclusiva. Estamos com uma grande expectativa nesse projeto, pois a equipe da secretaria de Educação e o prefeito Marcelo Beltrão nos deu o aval para que possamos usar essa plataforma para alavancar os valores da educação inclusiva no munícipio”, destacou.
A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, falou da importância de fortalecer a educação inclusiva e da expectativa com a implantação da nova tecnologia.
“Buscar o fortalecimento da educação inclusiva é lutar para garantir que todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência tenham acesso irrestrito e facilitado à escola regular. É essencial que esses alunos possam integrar-se socialmente, além de desenvolver plenamente as competências e habilidades que são necessárias para a sua formação. Desta forma, o município de Coruripe, através da gestão do prefeito Marcelo tem buscado investir nessa área tão importante da educação, através de novas tecnologias que contribuam para o desenvolvimento dos nossos alunos”, encerrou a secretária.
—