Curso de Controle Interno é encerrado com sucesso Cursos
Com mais de 100 inscritos, a Associação dos Municípios Alagoanos está capacitando secretários e servidores municipais sobre um tema que é fundamental para as gestões das cidades, os mecanismos de controle interno. O curso apresenta as principais normas e orientações para organização e funcionamento dos sistemas municipais, além da relação com a transparência e o compliace.
“Esse curso foi uma solicitação dos próprios controladores e nós trouxemos o que há de melhor no país para orientar na parte normativa, elaboração e principalmente na parte prática do Controle Interno, de forma que criasse um sistema de gestão na área”, afirmou Pedro ferro.
Lucio Genu Diniz, palestrante do curso, que é contabilista e tem um amplo currículo no assunto, conversou com os participantes de mais de 50 municípios e apresentou o plano de estruturação do controle interno no município aplicando o modelo das três linhas de controle à administração.
“A gente precisa associar o Controle Interno a uma gestão de risco, a um mapeamento de processos e a tomada de informações, nisso a transparência ajuda bastante. Incentivar o acesso a informação, criar processos eficientes, planejar seu controle através de uma gestão de risco, você consegue encaixar as atividades e melhorar a prestação de serviços municipal”, destacou Lucio.
O curso teve duração de dois dias e fez parte do calendário de eventos da AMA, que está sempre em busca de capacitar e elevar o nível dos servidores municipais. Para o controlador interno do município de Porto de Pedras, Edson Fausto, o curso auxilia o prefeito a prestar contas a população.
“Hoje os munícipes estão precisando, querendo e exigindo do poder público a transparência, e não há transparência sem o controle interno observando os processos, dando o seu aval e verificando se em cada item existe o controle orçamentário”, afirmou o controlador.
Confira a matéria: