Debate sobre comunicação institucional lota sala no Congresso dos Municípios Comunicação
A comunicação é uma das principais ferramentas para o fortalecimento e afirmação de uma boa gestão municipal. Os gestores e seus secretários precisam contar com o apoio de uma equipe de comunicação preparada para realizar um amplo serviço de transparência das ações da prefeitura, pensando nisso, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), preparou, dentro da programação do Congresso dos Municípios, uma sala exclusiva para tratar sobre comunicação institucional, redes sociais e assessoria de imprensa.
O primeiro painel temático sobre comunicação, “A prefeitura tá ON: A importância de planejar e monitorar as redes sociais”, trouxe os comunicadores Vanessa Siqueira e Luann Soares para tratar sobre métodos do copywriting e o planejamento para monitoramento dos perfis institucionais.
A jornalista Vanessa Siqueira, falou que o Congresso oportunizou concentrar em um só lugar aqueles que lidam diariamente com as mídias digitais das prefeituras e dos gestores, promovendo uma capacitação técnica e descontraída.
Pela tarde, o tema foi “Comunicação além das redes: estratégias e o funcionamento de assessoria de comunicação”, onde a jornalista Izabelle Targino, falou da sua experiência enquanto assessora de comunicação do município de Coruripe e os desafios enfrentados no dia-adia.
A repórter do portal Gazeta Web, Jamylle Bezerra, por sua vez, trouxe a visão das redações para auxiliar os assessores municipais a venderem suas pautas para imprensa e as melhores maneiras de se relacionar com a imprensa local. Lucas Maia, da Agência Tatu, falou sobre comunicação institucional e jornalismo de dados, uma parceria pouco explorada pelas prefeituras, mas que possuem um grande potencial criativo e de alcance.