Deputada faz pronunciamento e ressalta sucesso dos municípios no IDEB Educação
Vice presidente da Comissão de educação da ALE faz pronunciamento e ressalta esforço de gestores
O trabalho integrado entre os gestores e a comunidade escolar mostrou que é possível transformar a educação. Ao divulgar os números do IDEB, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, provou que os municípios conseguiram superar as metas e contribuir para aumentar os números estaduais e nacionais. Em Alagoas, o trabalho dos gestores promoveu o Estado no ranking com o maior percentual de municípios que atingiram as metas estipuladas para a rede pública nos anos inicias do ensino fundamental, com 94,1% em relação à meta do índice.
A vice presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, deputada Jó Pereira em pronunciamento na Assembleia creditou essa vitória ao esforço de cada um dos 102 municípios alagoanos, de cada um dos gestores municipais, que vêm investindo em pontos como infraestrutura, formação continuada de professores e busca ativa das crianças. E também, como não poderia deixar de ser, à contribuição dos profissionais da educação, mesmo enfrentando tantos desafios. Jó citou ainda a importância da integração entre família, poder público, sociedade e a comunidade escolar para a obtenção dos resultados positivos.
O resultado do Ideb mostra que, enquanto nos anos iniciais do ensino fundamental a meta estipulada para o ano de 2019 foi de 4,3 pontos, a rede pública dos municípios alagoanos conseguiu ultrapassar e chegar a 5,3 pontos – um resultado 7,54% maior que em 2017, quando a rede pública alcançou 4,9 pontos. Já nos anos finais do ensino fundamental, enquanto a meta para o ano de 2019 era 4,1 pontos, a rede pública conseguiu atingir 4,5 pontos, um aumento de cerca de 13,33% em relação ao resultado de 2017, quando a rede pública atingiu 3,9 pontos.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.