Dia do Movimento Municipalista celebra autonomia da AMA que defende a causa no Estado Administrativa
O bloco do movimento municipalista, que sempre sai no mês do carnaval, tem mais uma razão para celebrar. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) completou 40 anos, na última terça (16), como uma voz independente, autônoma e com autoridade para defender o municipalismo em nosso Estado. Em 23 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. A data foi instituída pela Lei 12.639/2012, e é um reconhecimento à luta dos que buscam mais autonomia e independência para os Entes locais.
A ideia de um dia dedicado à causa surgiu em 2008 por meio do Projeto de Lei 3.907/2008. À época, a iniciativa parlamentar foi justificada pela precedência histórica do municipalismo, que surgiu ainda no Brasil Império, com críticas à centralização política. A visibilidade e credibilidade nacional do movimento municipalista, no entanto, se concretizou com a I Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios realizada, em 1998, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), afirma o texto do projeto.
Além disso, a proposta atendeu à reinvindicação de prefeitos e entidades estaduais de Municípios. A medida tramitou até 2012, quando foi aprovada pelo Congresso e sancionada em 15 de maio do mesmo ano. Ao definir a data como homenagem ao movimento municipalista, o PL ressaltou ainda a luta incansável do movimento “pela implementação de políticas públicas que permitam ao cidadão uma vida melhor na sua cidade”.
Veja o material para divulgação nas redes sociais: