Dia Mundial da Água é comemorado com palestras e ações de conscientização em São Miguel dos Campos Municípios
O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta terça-feira (22), em São Miguel dos Campos, através de palestras e ações de conscientização realizadas na Escola Estadual Ana Lins.
Com a temática “Juntos pela água e unidos contra o mosquito Aedes Aegypti!”, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), apoiou as palestras educativas, o plantio de mudas da Crotalária e uma passeata ambiental.
Os palestrantes foram os seguintes: Hilda Orestes, nutricionista do Nasf II, com o tema “A importância da água para a nutrição; Marili Ferreira, do química do SAAE, com o tema “Qualidade da água de abastecimento”; Marcio Oliveira, coordenador Municipal da Vigilância Sanitária/Endemias, com o tema “Prevenção e combate ao Aedes Aegypti”; e Teonio Sales, técnico agrícola da Seama, com o tema “Crotalária: um controle biológico no combate ao Aedes Aegypti”.
Os alunos da Escola Ana Lins participaram do plantio de 100 mudas da Crotalária – planta que combate o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. Uma grande passeata, que contou com alunos das Escolas Esther Soares Torres; Tarcísio Soares Palmeira; Luzinete e Lindalva Jatobá e Ana Lins, finalizou o dia.
O vice-prefeito, Pedro Ricardo (“Pedoca”), o secretário da Seama, Hermann Valente, a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista e o Agrônomo, Washington Nascimento estiveram presentes nas ações.
A comemoração ao Dia Mundial da Água também contou com o apoio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família II (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária/Endemias e da Secretaria Municipal de Educação, através das escolas participantes.
Conselheiros de Saúde de São Miguel dos Campos participam de capacitação
Ocorreu nesta terça-feira (22), em São Miguel dos Campos, na Unidade Básica de Saúde Renata de Almeida Sá, uma capacitação para os conselheiros municipais de Saúde.
O objetivo da capacitação, segundo a Gerente de Educação Permanente em Saúde, Andrelina Mangueira, é fortalecer e qualificar a atuação dos conselheiros de saúde no controle da Política de Saúde.
Com as oficinas de capacitação, os conselheiros poderão desempenhar as suas funções de uma melhor forma, além de democratizar e disseminar informações em saúde e contribuir para uma maior articulação entre os segmentos representados pelos conselheiros de saúde e suas bases.
A Gerente de Educação Permanente em Saúde, Andrelina Mangueira, também falou sobre o papel desempenhado pelos conselheiros. “O papel deles na descentralização das ações do SUS, no controle do cumprimento de seus princípios e na promoção da participação da população na gestão é de extrema relevância. O nosso objetivo maior é com a formulação e deliberação de políticas públicas comprometidas com a qualidade de vida”, concluiu a Gerente.
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos