Dia Mundial de Conscientização do Autismo alerta para a importância da inclusão Arapiraca
Nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro de Arapiraca foi o espaço escolhido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, para a divulgação da campanha “Abril Azul” e apresentação do serviço do Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – Espaço Trate.
Com o objetivo de dar visibilidade à temática, profissionais do Espaço Trate, órgão municipal que cuida exclusivamente de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pais e crianças autistas participaram da ação, que incluiu panfletagem de material educativo com informações sobre o transtorno e abordagem à população, na Praça José Marques da Silva, no Centro.
Entre os envolvidos na atividade, e um dos mais empolgados, Bruno Otávio, 12 anos, diagnosticado com autismo aos 7 de idade e assistido pelo Trate desde 2014. Acompanhado por sua mãe, Maria Rita da Silva, participou ativamente da programação. Os dois vestiam a camiseta da campanha.
Nela, a expressão do desejo de cada mãe, pai, profissional e das pessoas que compreendem o mundo dos anjos azuis, como são chamadas as crianças diagnosticadas com TEA: amor, respeito e inclusão.
Falante, Bruno Otávio conversou com as pessoas, já se apresentando como autista. Em sua fala, que chamou a atenção de quem ouvia, o tom era de desmistificar o transtorno e humanizar as relações. “Só por ser diferente, não quer dizer que eu não sinta. Eu tenho sentimentos igual a todas as pessoas”, declarou.
Enquanto falava com microfone nas mãos, o menino autista que estuda o 7º ano, representa as mais de 60 crianças assistidas, gratuitamente pelo Município, que atua no fortalecimento e compromisso com a inclusão, a partir do cuidado com as pessoas, através de aparelhos, a exemplo do Espaço Trate.
Piquenique Azul
A programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo segue até esta quarta-feira (3), quando acontece o Piquenique Azul, a partir das 16h30, no Bosque das Arapiracas.
Lidiane Bezerra, gerente do Espaço Trate, explica que a atividade é mais uma maneira de promover a conscientização e a mobilização das pessoas para a importante causa social.
“Será um momento lúdico especial, dedicado as nossas crianças, com contação de histórias e brincadeiras. Além do aspecto da socialização entre elas, as famílias e as pessoas que desejem participar”, ressaltou.
Texto: Aninha Cavalcante;
Foto: Genival Silva;