Dia Nacional do Movimento Municipalista destaca a união dos Entes municipais Administrativa
Para ressaltar a relevância da união dos Entes municipais e homenagear o líder agregador dos gestores locais, Paulo Ziulkoski, o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro é comemorado nesta quarta-feira, 23 de fevereiro. Este ano, a data ganha mais destaque por conta do valor das conquistas, que superou a marca de R$ 1 trilhão de 1997 até hoje.
Por meio da atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e das entidades estaduais e microrregionais, avanços importantes foram registrados, com impacto direto na população brasileira. Dentre os mais diversos benefícios, é possível citar mais recursos para as cidades e para áreas vitais como saúde e educação.
Para o presidente da CNM, a data é um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado pela união dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipais; pelo trabalho incessante de cada liderança local e regional municipalista; e pelo envolvimento da população nas causas mais importantes de seus Municípios.
Comemoração
A data comemorativa foi instituída pela Lei Federal 12.639/2012, e desde 2013 ganha destaque no calendário municipalista para relembrar cada conquista e reavivar o sentimento de que as lutas valem a pena, mas só são possíveis pela força e atuação de cada municipalista. Tal intenção é tão consolidado que matéria publicada pela Agência Brasil o menciona.
O texto destaca o histórico do municipalismo pela perspectiva histórica dos Entes. “Com a Constituição de 1988, os Municípios foram reconhecidos como entes federados, com poderes para o exercício de governo e administração próprios. Mas, diante das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, houve uma mobilização nacional, que deu origem à Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 1998, para apresentar uma pauta de reivindicações diretamente ao governo federal”, cita a matéria.
Iniciativa
Em comemoração da data, a CNM lançou vídeo que conta o histórico de fortalecimento do Ente municipal e enaltece as principais conquistas. Também mostra o processo de reconhecimento do poder público municipal, de aperfeiçoamento do pacto federativo e de vitórias nos momentos mais vulneráveis da República, como de crises econômicas e sanitárias. “Os desafios são gigantescos, mas a luta municipalista não para”, fixa o material multimídia.