Diálogo Municipalista em Maragogi supera expectativas Municípios
Com parceria da AMA, esta etapa do evento teve maior número de inscritos
“O Diálogo Municipalista foi encerrado com sucesso”, essa é a opinião do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley. O evento que aconteceu nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3, em Maragogi, foi organizado pela Confederação Nacional dos Municípios em parceira com Associação dos Municípios Alagoanos.
Durante os dois dias, prefeitos e técnicos de Alagoas, Pernambuco e Sergipe participaram de palestras sobre gestão, projetos, turismo e cultura. Mais de 65% do público do evento eram de equipes, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios alagoanos. “Isso mostra o poder de articulação da Associação e a união dos prefeitos do nosso Estado”, declarou o presidente da AMA.
“Quero parabenizar a AMA, que junto com CNM e a Amupe, está sempre promovendo debates acerca dos desafios dos prefeitos. Esse é o pior momento que os municípios passam, tivemos dificuldades para honrar com nossos compromissos financeiros nos meses de março e abril e agora agosto e setembro e o presidente Hugo é um incansável nessa luta”, afirmou o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cesar.
Debates
No primeiro dia, os participantes do Diálogo Municipalista em Alagoas puderam acompanhar palestras mais técnicas sobre gestão. A palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, falou sobre governança e boas práticas. Esse também foi o tema do primeiro painel do dia com a técnica da CNM, Elena Garrido.
O segundo painel da segunda-feira foi com o consultor da CNM, Eduardo Stranz, falando sobe reformulação do pacto federativo, através de dados da defasagem dos repasses federais. Stranz prosseguiu no último debate do primeiro dia apresentando os projetos da CNM.
O segundo dia de palestras foi voltado para o tema central do evento que era: “Turismo e Cultura: Ações para o Desenvolvimento Local”.
Estratégias de comercialização do produto turístico, foi o tema da primeira palestra, que contou com a participação do secretário de estado do desenvolvimento econômico e turismo de Alagoas, Hélder Lima, o chefe da assessoria de projetos e parcerias da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marco Lomanto, o prefeito de Maragogi, Sergio Lira, e especialistas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Formas de financiamento para o turismo e consórcio foi o tema da segunda palestra que contou com a participação do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, Marcelo Moreira, Coordenador Geral de Apoio ao Crédito e ao Fungetur do Ministério do Turismo, Mário Nascimento, Consultor da Área de Turismo da CNM e Joanni Henrichs, Consultora da Área de Consórcios da CNM.
Para encerrar o evento, durante a tarde de terça-feira, temas da cultura foram o assunto do Diálogo. A palestra “Por que investir em cultura no meu Município?: o potencial de desenvolvimento social e econômico das políticas públicas de cultura”, contou com a participação da Ana Clarissa Fernandes, técnica da Área de Cultura da CNM.
Por fim, a palestra “Financiamento federal e estadual para a gestão pública municipal de cultura” teve a presença da Secretária de Articulação e Desenvolvimento Institucional Substituta do Ministério da Cultura, Magali Guedes de Magela Moura; do Paulo Pedrosa, Superintendente de Apoio à Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas; do Secretário de Estado da Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja de Menezes; do Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Irineu Silva Fontes Júnior e da Ana Clarissa Fernandes, técnica da Área de Cultura da CNM.