Direto do Gabinete: Entrevista com a secretária da Infância, Juventude e Promoção da Paz de São Miguel dos Campos
Essa semana, o site oficial da Prefeitura de São Miguel dos Campos começará a fazer entrevistas com os secretários da gestão “Melhorando sua Vida”. As entrevistas fazem parte da série “Direto do Gabinete”, que traz as informações de cada Secretaria Municipal.
Para começar, a entrevistada foi a secretária da Infância, Juventude e Promoção da Paz (SEIJPAZ), Ana Paula Alves Reis Lôbo, graduada em Psicologia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e articuladora do Selo Unicef no município.
DIRETO DO GABINETE – SECRETARIA DA INFÂNCIA, JUVENTUDE E PROMOÇÃO DA PAZ (SEIJPAZ)
Site – Secretária, estamos no último ano da gestão “Melhorando sua Vida”, qual a avaliação que a senhora faz desses anos a frente da SEIJPAZ?
Secretária – Sabemos que sempre podemos fazer mais e esse foi o nosso lema durante os últimos quatro anos. Nos planejamos e executamos diversas ações com o objetivo de auxiliar e de estarmos mais próximos da população miguelense. Acredito que cumprimos o nosso papel até agora, mas ainda temos muitas ações para serem executadas ainda este ano.
Site – Aproveitando o ensejo, quais as ações realizadas pela SEIJPAZ que merecem ser lembradas?
Secretária – Entre dezenas de cursos, oficinas, palestras e capacitações, acredito que a criação do Conselho Municipal de Juventude (Conjuvem), a reabertura do Telecentro Comunitário no Hélio II, a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), a criação e implantação dos Grêmios Estudantis nas Escolas Municipais e a criação do Programa de Integração do Conhecimento PRO-INCO, são as ações que mais nos aproximaram da população e ganharam destaque em São Miguel.
Site – Entre as ações citadas, o PRO-INCO foi o que mais abrangência e destaque teve em São Miguel. Qual o histórico e o balanço desse projeto, até o momento?
Secretária – O PRO-INCO foi uma iniciativa da SEIJPAZ e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Indústria do Conhecimento – SESI. Esse projeto promove cidadania aos jovens miguelenses, possibilitando além dos cursos, 16 horas semanais de acesso livre à internet rápida de qualidade nas três unidades de telecentros espalhadas pela cidade. São disponibilizados cursos de Línguas (Inglês e Espanhol) e Informática Básica durante três meses, com um corpo técnico de professores qualificados. Com recursos próprios vindos da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, este projeto demonstra o real compromisso que o prefeito George Clemente tem com a juventude miguelense e a preocupação constante de sua gestão com a qualificação profissional dos jovens de São Miguel. Em 2015 capacitamos mais de 900 miguelenses e para 2016 estamos ofertando para a primeira etapa, 500 vagas.
Site – É inegável que as crianças, jovens e adolescentes tornaram-se mais vistos e passaram a ser mais lembrados, nessa gestão. Qual a relevância de se investir e dar esse destaque a eles.
Secretária – Quando falamos que a criança e o adolescente são o futuro da nação, estamos afirmando que eles serão os responsáveis por não só continuar o que fazemos hoje no mundo, mas também tentar melhorá-lo. A nossa Secretaria buscou transformar o jovem miguelense em protagonista, mostrando que ele é criativo, inteligente e que a sua força e energia são elementos que o torna ainda mais vivo, e, por isso, ele merece um tratamento especial.
Site – O que seria esse “tratamento especial”?
Secretária – O próprio investimento em ações que consigam sociabilizá-lo e dar voz e vez a cada um. Qualificamos e capacitamos centenas de jovens, através do PRONATEC e do PRO-INCO, promovemos festivais e torneios que dessem a oportunidade deles mostrarem seus talentos e habilidades.
Site – Um trabalho, como o que foi desenvolvido pela SEIJPAZ, deve precisar de parcerias. Estou certo? Se sim, quais foram as mais importantes?
Secretária – Com certeza. O Conselho Municipal de Juventude (Conjuvem), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foram fundamentais para a nossa aproximação com os miguelenses, além da ampliação de demandas e do diálogo direto com os jovens de São Miguel.
Site – Muita coisa já foi feita, mas como a senhora mesmo falou, podemos esperar mais trabalho da SEIJPAZ em 2016.
Secretária – Começamos o ano dando posse à nova formação do Conselho Tutelar Municipal e apoiamos a Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista na aprovação do Projeto Social do Banco do Brasil. No momento, estamos na Campanha em combate ao Aedes Aegypti e abrimos e ampliamos as inscrições do PRO-INCO. Além disso, teremos o II Fórum Comunitário do Selo Unicef , o lançamento do livro do Diagnóstico Social da Situação da Criança e do Adolescente de São Miguel dos Campos, a continuidade do processo eletivo dos Grêmios Estudantis e promoveremos uma campanha do Imposto de Renda e workshop em Educação Inclusiva.
Mensagem da Secretária: “O nosso trabalho é desempenhado com muita vontade, zelo e amor por cada criança e jovem miguelense. Queremos dar cada vez mais visibilidade e autonomia, com responsabilidade e respeito, a essa classe que não é o futuro de São Miguel, mas sim, o presente. Podem contar sempre conosco da SEIJPAZ.”
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos