Educadores de São Miguel dos Campos participam de capacitação para a implantação da coletiva seletiva nas escolas Municípios
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Miguel dos Campos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) promoveu na última semana, uma Oficina de Capacitação em Educação Ambiental para a implantação da coletiva seletiva nas escolas do município. Representantes das 18 escolas municipais e das duas escolas estaduais estiveram presentes.
A oficina foi ministrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que buscou sensibilizar e conscientizar os educadores sobre a importância da implantação da coleta seletiva na comunidade escolar, transmitindo conhecimentos básicos sobre o meio ambiente e sustentabilidade, além de abordar a Lei Federal de Resíduos Sólidos/Coleta Seletiva nos municípios, nas repartições públicas e nas próprias escolas. A Oficina capacitou os representantes das escolas para que eles possam desenvolver e colocar em práticas ações como a separação e o descarte correto dos resíduos gerados no dia a dia.
Os diretores, coordenadores e professores presentes na Oficina serão multiplicadores em suas escolas do que foi transmitido e ensinado pelos técnicos da SEMARH.
“Esta Oficina foi de suma importância para o fortalecimento do Eixo Sustentabilidade Socioambiental – do Plano Intersetorial pela Educação -, além de ser um instrumento eficaz de conscientização dos educadores. Com a concretização dos trabalhos nas escolas, excelentes resultados podem ser alcançados com a mudança de hábitos e comportamento em relação ao uso e descarte adequado dos materiais recicláveis, tornando as escolas mais preocupadas com o meio ambiente”, afirmou Lidianne Cursino, professora e bióloga da SEMED.
“A finalidade é promover educação ambiental, principalmente por causa da Política Nacional de Recursos Sólidos. Esta nova Lei trará mudanças e este é o momento favorável para discutir o assunto, realizar projetos e colocar em prática nas escolas”, destacou Alenilda Oliveira, técnica ambiental da Seama.
Segundo ela, com as oficinas e capacitações, sobre a coletiva seletiva, os educadores e gestores terão mais responsabilidade ambiental e estarão contribuindo para a melhoria do ensino, envolvendo práticas diárias, construindo assim, espaços sustentáveis no ambiente escolar.
Com a Educação Ambiental e a Implantação da Coleta Seletiva nas escolas e repartições públicas, os materiais recicláveis separados por estes, serão doados para a Associação de Catadores do município – Acamare.
A equipe técnica da SEMARH frisou que muitas vezes as escolas não sabem como implantar a coleta seletiva, por isso a necessidade dessas oficinas e treinamentos que têm sido realizados para educadores e gestores. A importância do estímulo à organização da Associação de Catadores para a geração de trabalho e renda, oferecendo a destinação correta dos resíduos, além de preservar e poupar os recursos naturais também foram pontos abordados durante o evento.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente e o secretário municipal de Cultura, André Vieira, também participaram da Oficina.
Congresso de Dança reúne grupos em São Miguel dos Campos
O Projeto Dança Viva está em sua 10ª edição e vem fomentando arte e cultura em todos esses anos, levando informação e entretenimento à população de São Miguel dos Campos.
Como parte da programação, nos dias 19, 23 e 24 de abril, foram ofertadas oficinas de dança gratuitas, que ocorreram na Dynamus Espaço de Dança.
Na terça-feira (19), os oficineiros foram Ana Cristina e Almir Santos, com o Zouk e Bachata.
No sábado (23), ocorreu o 7º Congresso Técnico de Dança e o 4º Seminário de Dança, com o tema “Os trâmites da dança em Alagoas, na Dynamus Espaço de Dança. Para finalizar o evento, ocorreram apresentações e espetáculos de dança. A curadoria foi realizada pelo professor de Educação Física, Wallace Procópio, pelo professor de dança, Silvio Ramalho. Os professores destacaram o trabalho dos grupos. “Os grupos que se apresentaram possuem grande qualidade coreográfica e estão prontos para qualquer apresentação em qualquer lugar e evento”, afirmaram os professores.
No domingo (24), ocorreu a Oficina de Composição Coreográfica, ministrada pelo professor José Marcos (“Topete”). A proposta da Oficina foi realizar um trabalho voltado para coreógrafos ou interessados em montar trabalhos com dança.
“São Miguel dos campos é o município do interior alagoano que realiza o maior encontro da dança, onde artistas e profissionais dos mais diversos estilos de dança se encontram. No decorrer desses dez anos, o projeto também vem desenvolvendo várias atividades, como: oficinas de danças para jovens, seminários e congresso técnicos, onde neste é discutido e analisado o andamento da arte da dança no município”, frisou o coordenador do evento, Silvio Ramalho.
MAIS DANÇA
Nesta terça-feira (26), o Ballet do SESI Alagoas estará em São Miguel, no Ginásio de Esportes, com o espetáculo “Fragmentos”, a partir das 19h30min. No dia 27, é a vez da Dynamus Espaço de Dança se apresentar no Ginásio. E no dia 28, o grupo Resgate Crew levará toda a explosão do Hip Hip ao público, também no Ginásio.
Nos dias 29 e 30 de abril acontecerá a etapa final, onde São Miguel receberá vários municípios do estado em grandes apresentações no Ginásio de Esportes, como: Maceió,Craíbas e Arapiraca. Os estilos vão do balé clássico ao break, passando pela dança de rua, dança do ventre, dança contemporânea, dança de salão, entre outros.
Balé do SESI, Balé Selma Pimentel, Resgate Crew, Dynamus Espaço de Dança e Guerreiro de Oyá, são alguns dos grupos participantes da Mostra.
ASCOM São Miguel dos Campos